Dicas para entrevista de emprego.

Visando colaborar com os colegas que estão atualmente desempregados e/ou com entrevista agendada, apresentamos as perguntas mais freqüentes formuladas pelos recrutadores das diversas empresas especializadas em recolocação. Procure ser você mesmo, não minta em hipótese alguma, elas possuem pernas curtas, mas você pode omitir certos detalhes que possam lhe comprometer, vença o nervosismo e muito boa sorte.

A. Fale um pouquinho sobre você:

Esta pergunta é quase obrigatória em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.

B. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo?

Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.

C. O que o levou a enviar o seu currículo a esta empresa?

Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional.

Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.

D. Qual foi à decisão mais difícil que tomou até hoje?

O que é pretendido com esta questão, é que o candidato seja capaz de identificar uma situação em que tenha sido confrontado com um problema ou dúvida, e que tenha sido capaz de analisar alternativas e conseqüências e decidir da melhor forma.

E. O que procura num emprego?

As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.

F. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?

Um "não" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido. Demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.

G. Dê-nos um motivo para escolhermos você em vez dos outros.

Está é sempre uma das perguntas mais complicadas, mas o que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.

H. O que você faz no seu tempo livre?

Seja sincero, mas, sobretudo lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.

I. Quais são as suas maiores qualidades?

Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: pro atividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, competência.

J. E pontos negativos/defeitos?

Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários.

Assim, o truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade agravando-a de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito autocrítico, persistente, etc.

K. Que avaliação faz da sua última experiência profissional?

Não se queixe e, não critique a empresa anterior e respectivos colaboradores. Diga sempre alguma coisa positiva, ou o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa. Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior correrá o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente aquela empresa.

L. Quais foram às experiências profissionais de maior satisfação?

Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.


Boa sorte.


Comentários

  1. Muito fraco essas dicas meu deus me livre !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostre melhores dicas que estas preciso aprender com você...

      Excluir
  2. Olá Rodrigo.
    Estamos aguardando sua sugestão de dicas de como se comportar em entrevista.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, dá pra ter uma idéia ótima da entrevista!!! Gostei muito das perguntas, sugestivas e me parece muito verídicas! Só no dia pra saber!!! Valeu blog

    ResponderExcluir
  4. Deu pra ter uma otima ideia mesmo, gostei muito das perguntas e sugenstoes de respostas.
    Rodrigo achou fraco, entao acho que vou ficar estasiado com as ideias que ele tem.

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado ,otimas dicas!!pois estou muito nervosa para minha primeira entrevista!

    ResponderExcluir
  6. cara da mais umas dicas de resposta. ass: fabiano santos

    ResponderExcluir
  7. Gostei. Temos que saber vender nosso "peixe" hehehe

    ResponderExcluir
  8. Me ajudou e muito,obrigada.
    Lucimara Mello

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Valeu vou utilizar essas dicas na mi há próxima entrevista essas dicas são ótimas

      Excluir
  10. Adorei as orientações. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  11. Onde esta o Rodrigo, que ate agora não colocou suas dicas melhores que a que eu aprendi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve ta desempregado quem fala demais fica rodado
      kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  12. Bom dia!
    Dicas muito boas vai me ajudar muito parabéns.

    ResponderExcluir
  13. parabéns ao criador, desse blog... ótimas sugestões, estou dando uma olhada agora pq, vou participar de uma seleção para estagiar com probabilidade de efetivação na aréa de srgurança do trabalho agora as 17:oo hs, e vou ter exeto primeiramente graças a DEUS e depois essas dicas... voltarei para dizer se deu certo ou não

    ResponderExcluir
  14. Perfeito,ira me ajudar bastante!
    obrigada...

    ResponderExcluir
  15. Perfeito passei por vários processos e são exatamente essas perguntas que são realizadas e que tanto nos deixam em dúvidas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.