DDS - UTILIZAÇÃO DE EPI NA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS E PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS.

Quando na movimentação de cargas com operações de pontes rolantes, é necessária a utilização de capacetes, pois corremos o risco de bater a cabeça em ganchos, cargas movimentação ou mesmo em objetos parados, o capacete é indispensável em qualquer lugar onde exista possibilidade de se machucar a cabeça.


PROTEÇÃO DOS PÉS:

Os pés correm perigos constantes, pois a qualquer instante podem cair objetos sobre os mesmo. Quando o movimentador esta prestando atenção á carga, ele está sujeito abater os pés em objetos pontiagudos, tornando-se indispensável o uso de botas ou sapatos com biqueira de aço.

PROTEÇÃO DAS MÃOS:

Toda a movimentação de cargas deve ser feita com as mãos protegidas, utilizando luvas de vaqueta ou raspa de couro para protegê-la de: arames soltos ou cabo de aço, farpas de madeiras ou cunhas e caibros, bem como os cantos vivos de cargas.

PROTEÇÃO DOS OLHOS:

Utilizar nos casos onde movimentação de carga é realizada em local onde existe exigência de óculos ou então quando o risco de lesão aos olhos ficar evidenciada.

QUEDA DE MATERIAIS:

Tome todas as precauções possíveis contra a queda de materiais Todos os pisos de andaimes, balancins, elevadores e plataformas elevadas de trabalho devem ser mantidos limpos e desobstruídos permanentemente.

As atividades sujeitas a este risco deverão, no planejamento de cada tarefa, prever o uso de baldes metálico providos de alças para o recolhimento de parafusos, porcas, rebites, peças, ferramentas, pedaços de tubos, pontas de eletrodo, discos de desbaste etc.

As peças de maior diâmetro como: pranchões, perfis, chapas, partes de equipamentos e assemelhados devem ser mantidos em posição que evite o tombamento ou queda.

Estas peças, em principio não podem ficar soltas em níveis elevados. Caso tenha que permanecer nesses locais, deverão estar travadas e amarradas.

Todos os materiais que precisarem ser movimentados por maquinas, deverão seguir técnicas especificas de movimentação e de proteção. Essas atividades devem ser executadas por profissionais treinados e habilitados.

É expressamente proibido jogar peças, ferramentas, dispositivos, pranchões, andaimes de quadros, tubos de andaimes etc. tais itens deverão ser manipulados com cordas, tanto na subida quanto na decida.

Não fique alheio, com os integrantes de sua equipe, colabore dando sua opinião, ela poderá ser decisiva na proteção contra a queda de materiais.


SotreqCat


Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.