GT sobre amianto apresenta parecer na próxima semana.

Na próxima semana, deputados que fazem parte do Grupo de Trabalho sobre amianto devem apresentar seu relatório final. As atividades foram prorrogadas pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para permitir a conclusão do parecer do deputado Edson Duarte (PV-BA), segundo a Agência Câmara.

O objetivo do grupo é discutir efeitos do amianto sobre a saúde, o meio ambiente e a economia, apresentar propostas de substituição, aperfeiçoar a fiscalização e o controle do produto. Durante dois anos, o grupo de trabalho ouviu especialistas e representantes dos setores produtivos, fez visitas a mineradoras e a indústrias falidas e abandonadas, conversou com trabalhadores e vítimas da substância, além de realizar debates e seminários sobre o assunto.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a exposição ao amianto aumenta os riscos de doenças como o câncer. A deputada Rebecca Garcia (PP-AM), coordenadora do grupo e autora do requerimento, alerta sobre o perigo do amianto. "A substância já foi proibida em 30 países, não importa se a exposição foi em menor ou maior grau, o risco de câncer é o mesmo", disse em entrevista à Agência Câmara. "A produção e o comércio ainda são liberados no Brasil e geram renda para diversos setores da sociedade", assinalou ainda.



Revista Proteção - 16/03/2010.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.