PERIGOS DO GÁS NITROGÊNIO - DDS

Nosso sucesso ao trabalhar com N2 tem muita relação com a forma como tratamos esse gás. Nós o consideramos não perigoso. Ele quase sempre está listado junto com outras utilidades, como ar e água. Isso cria um falso senso de segurança complacência. Não vamos nos iludir:

Nitrogênio é um elemento gasoso, não tóxico, sem odor, sem cor, sem sabor, e que constitui 78% em volume da nossa atmosfera (O ar que respiramos). Oxigênio constitui aproximadamente 21%. Quando a concentração de N2 é suficiente para reduzir o nível de Oxigênio abaixo de 19.5%, pode ocorrer rápida asfixia.

Enquanto alguns produtos químicos podem afetar as pessoas de forma mais ou menos intensa, dependendo da maior ou menor resistência e tolerância de cada um, o N2 é bem mais democrático. Ele afeta todos os indivíduos da mesma forma. Ele desloca o Oxigênio, tomando o seu lugar. Sem oxigênio não ha vida.

Descoberto em 1772, N2 não é detectado por nenhum dos sentidos humanos. Ele não é inflamável e tem aproximadamente o mesmo peso do ar.

Inalação de atmosfera rica em N2 pode causar tontura, sonolência, náusea, vomito, excesso de salivação, diminuição do estado de alerta, perda de consciência, e morte.

Nitrogênio gas é classificado como “asfixiante simples”. Isso significa que ele desloca o Oxigênio e cria uma atmosfera com baixas concentrações desse gás (<19.5%) sem efeitos fisiológicos significantes.

Limites de exposição não são determinados para asfixiantes simples, porque o fator limitante é a quantidade de Oxigênio disponível. Sendo assim o N2 não tem limite de exposição definido.

N2 liquido é incolor, sem odor, e extremamente frio quando pressurizado. Contato com esse liquido pode causar queimaduras sérias.

A respiração é estimulada e controlada pelo dióxido de carbono (CO2) presente nos pulmões. Quando o nível de CO2 aumenta, o cérebro manda uma mensagem para aumentar o ritmo respiratório. Quando o nível de CO2 cai, o ritmo da respiração também cai, para manter o balanço apropriado.

Todos nós devemos entender que apenas uma respirada profunda numa atmosfera de 100 % de N2 é fatal. N2 desloca o CO2 e o O2 completamente.

Na ausência de CO2, (O sinal para o cérebro), o estimulo para a respiração, deixa de existir.

INALAÇÃO - Chamar socorro extra, remover a vitima para lugar com ar fresco o mais rápido possível - Assegure-se que você está protegido! Consiga ajuda de pessoal treinado o mais rápido possível.

Se a pessoa não estiver respirando, o pessoal treinado deve administrar Oxigênio suplementar e/ou resuscitação cardiopulmonar (RCP), se necessário.

Comentários

  1. Olá Marcio. Tire uma dúvida minha.
    Você disse que "Inalação de atmosfera rica em N2 pode causar tontura, sonolência, náusea, vomito, excesso de salivação, diminuição do estado de alerta, perda de consciência, e morte". Esses sintomas são ocasionados pelo próprio N2, ou pela ausência de oxigênio (visto que dois gases não podem ocupar o mesmo lugar: Lei química Newtoniana da impenetrabilidade) ???

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcio. Caso o nitrogênio fique armazenado em um tubo de cobre fechado pelas duas extremidades, o tubo irá baixar sua temperatura a que ponto e ao submeter esse tubo a uma forte corrente de ar, esse ar torna-se prejudicial a saúde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N2 líq. automaticamente absorve calor do meio ambiente e passa ao estado gasoso.
      A vaporização do N2 em espaços fechados provoca um
      aumento da pressão. Se não for possível aliviar a pressão, a
      parte do equipamento implicado pode arrebentar.

      Excluir
  3. Qual o tipo de equipamento utilizado para uso do N2 em equipamentos de ares condicionados e geladeiras???

    ResponderExcluir
  4. ESTE GAZ AO SER COLOCADO EM RESERVATÓRIOS GRANDES PARA USO ATRAVES DE TUBULAÇÕES NO USO DE MÁQUINAS A LASER PODE TER ALGUM RISCO SE ESTES RESERVATÓRIOS SÃO PRÓXIMOS AS SALAS DE TRABALHO EM UMA EMPRESA, ALEM DO BARULHO ENSURDECEDOR NO MOMENTO EM QUE OS CAMINHÕES VEM FAZER A RECARGA.

    ResponderExcluir
  5. ESTE GAS, AO SER COLOCADO EM RESERVATÓRIOS GRANDES PARA USO ATRAVÉS DE TUBULAÇÕES NO USO DE MÁQUINAS A LASER PODE TER ALGUM RISCO SE ESTES RESERVATÓRIOS SÃO PRÓXIMOS AS SALAS DE TRABALHO EM UMA EMPRESA, ALEM DO BARULHO ENSURDECEDOR NO MOMENTO EM QUE OS CAMINHÕES VEM FAZER A RECARGA???

    ResponderExcluir
  6. Minha funçao é aux administrativo e nao ganho periculosidade, faço leitura de temperatura desses reservatórios e outros e do local onde estao estes equipamentos, acompanho o abastecimento desse nitrogênio e na maioria das vezes que vou neste local os equipamentos estao abastecendo e consequentemente vaza nas mangueiras e acabo inalando. Eu teria algum direito?

    ResponderExcluir
  7. Muito esclarecedora essa explicação...estava surpreso com a concentração de N2 no ar atmosférico e pesquisando esclarecimentos achei esse o mais completo.👍

    ResponderExcluir
  8. Trabalho em uma empresa de inseminação artificial bovino,temos vários tanques com sêmen estocados no nitrogenio ,mexemos com Nitrogênio liquido dia todo,manuseando e de certa forma respirando também,na hora que vamos pegar as canecas no tanque,queria saber se tenho direito a insalubridade???

    ResponderExcluir
  9. Na firma que trabalho tem um escape de nitrogênio apontando pra plataforma onde trabalho o ar não é tão ventilado corro risco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.