AS TRÊS PENEIRAS ... DDS.


Olavo foi transferido de projeto que estava inserido e logo no primeiro dia para fazer, média com o novo chefe, saiu-se com esta:

Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva, disseram que ele... Nem chegou a terminar a frase, Juliano, o chefe, perguntou:

Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?

Peneiras? Que são três peneiras, Chefe?

A primeira, Olavo, é a da VERDADE.

Você tem certeza de que esse fato e absolutamente verdadeiro?

Não, não tenho, não.

Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. Mas eu acho que...

E, novamente, Olavo e interrompido pelo chefe:

Então sua historia já vazou a primeira peneira.

Vamos então para a segunda peneira que e a da BONDADE.

O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?

Claro que não! Deus me livre, Chefe! diz Olavo, assustado Então, - continua o chefe - sua historia vazou a segunda peneira.

Vamos ver a terceira peneira, que e a da NECESSIDADE.

Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passa-lo adiante?

Não chefe.

Passando pelo crivo dessas peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar fala Olavo, meio que surpreendido.

Pois é Olavo. Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras?

Diz o chefe sorrindo e continua:

Da próxima vez em que surgir um boato por ai, submeta-o ao crivo dessas três peneiras:

Verdade - Bondade- Necessidade, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, por que:

Pessoas inteligentes falam sobre idéias;

Pessoas comuns falam sobre coisas;

Pessoas medíocres falam sobre pessoas.



Autor Desconhecido

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.