AUDITORIA COMPORTAMENTAL DO SMS – DDS.

Por conceito do projeto a Auditoria Comportamental de
SMS NÃO TEM CARÁTER PUNITIVO.

Os estudos têm demonstrado que por maiores que sejam os esforços das empresas, existem muitas dificuldades para se conseguir melhorar o desempenho comportamental dos funcionários.

E muitos acidentes acabam ocorrendo devido ao comportamento inseguro ou abaixo do padrão desejado durante a jornada de trabalho.

A Auditoria Comportamental de SMS é um instrumento de controle que possibilita aos gestores de SMS conhecer o comportamento dos funcionários com relação ao cumprimento dos procedimentos seguros pré estabelecidos.

A Auditoria Comportamental de SMS deve ser realizada de forma sistemática e periódica, pelo menos a cada mês.

Um cronograma de ação deve ser estabelecido pelo pessoal do SMS estabelecendo os períodos em que as áreas irão passar pelo processo de auditoria, sugerindo seus participantes o seguinte modo de aplicação:

A execução das Auditorias Comportamental de SMS terá como modelo base à uma planilha focando principalmente os seguintes assuntos e observações:

a) Reação das pessoas como: Mudança de posição, parando o serviço, ajustando EPI, adequado o serviço e reatividade.

b) Posição das pessoas como: Bater contra/ser atingido por, ficar preso, risco de queda, risco de queimadura, risco de choque elétrico, inalar ou ingerir contaminantes, postura inadequada esforço inadequado.

c) Equipamento de proteção individual como: Cabeça, sistema respiratório, olhos e rosto, ouvidos, mãos e braços, tronco, pés e pernas.

É importante observar que as pessoas reagem quando uma pessoa ou grupo de pessoas realiza na área uma inspeção ou auditoria, seja de qualidade ou SMS.

d) Ferramentas e equipamentos como: Impróprias para o serviço, usadas incorretamente ou em condições inseguras.

e) Procedimentos como: Inadequados, não existem ou não seguidos.

f) Ordem, limpeza e arrumação como: Local sujo, local desorganizado e local com vazamento e poluição.

Muitas vezes as reações são involuntárias, porém neste processo de Auditoria Comportamental o objetivo é observar e reeducar o funcionário para a nova postura seguras desejadas.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.