CAPACETE DE SEGURANÇA - DDS.


Tome todas as precauções possíveis contra a queda de materiais, adotando sempre a proteção coletiva adequada.

O capacete tem a finalidade de proteger a cabeça contra ferimentos causados pela queda de objetos de níveis elevados, contra lesões decorrentes de batidas da cabeça contra objetos fixos e proteger também contra descargas elétricas.

O capacete é constituído de um casco de alta resistência e de uma suspensão interna conhecida como carneira, que distribui uniformemente a foça do impacto dos objetos contra o equipamento.

A referida carneira deve ser usada bem ajustada à cabeça. 

Quando um objeto cai sobre o capacete a carneira funciona como um "amortecedor", diminuindo o impacto que seria totalmente absorvido pela cabeça e pescoço.

É evidente que o capacete não protege contra o impacto de qualquer objeto que venha cair. Por este motivo é que se deve adotar proteções coletivas para se evitar queda de materiais volumosos ou aqueles que caem em grande velocidade.

Nos locais elevados e sujeitos à ação do vento, o capacete a ser usado deve dispor de uma fita de fixação "jugular". Trata-se de uma fita que ao passar por baixo do queixo evita que o capacete caia caso a pessoa incline-se bruscamente, ou se soprar um vento muito forte.

O capacete deverá ser usado com a aba frontal para a frente. O objetivo desta aba é de proteger o rosto da pessoa contra a queda de objetos.



"Não use gorros ou bonés embaixo do capacete, nunca deixe o capacete atirado em qualquer lugar ou o despreze na execução de uma tarefa, pois o uso desse equipamento poderá ser em muitos casos o diferencial entre a vida e a morte. "



Comentários

  1. Roberto Bernardes Pinto18 de junho de 2010 às 14:36

    "Gorros e bonés não devem ser colocados entre o casco do capacete e a suspensão(carneira)diminuindo a função de amortecimento. Porém o uso de proteção térmica na cabeça, tais como capuz, bonés ou lenços não diminuem a eficiência do capacete, desde que fixem a julgular sob o pescoço"

    ResponderExcluir
  2. o uso de boné embaixo do capacete, é uma sugestão quanto a questão de segurança ou é uma lei, sabemos que com algum tipo de material tipo o boné embaixo do capacete, tira o seu gau de absorção do impacto.
    ]se for lei coloquem aqui embaixo a lei, abraços, Francimário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todo EPI possui um numero de C.A que significa certificado de aprovação.use o saite do mininsterio do trabalho e pesquise o numero do C.A do seu capacete. Lá conterá todas as informações necessárias, inclusive a forma correta para o seu uso.E lá diz que o capacete não pode ser usado com bonés ou chapeu.o capacete não quebra facil e carneira contida no capacete é o acessorio para o amortecimento de impacto. se voce usar o boné, em um impacto a carneira não funcionará e o capacete fica mais facil d ser quebrado e ai a "PORRADA" vai direto para sua cabeça. Voce pode quebrar o pescoço, a cabeça,...
      Sua empresa concerteza será multada se lhe ver usando o capacete de forma errada porque eles conhecem a lei. você pode perder seu emprego em caso de advertencia do tec. de segurança.E se você sofrer um acidente não será idenizado como deveria, afinal você rejeitou as normas de segurança.

      Excluir
  3. É boa prática, no teste de certficação do capacete, não foi incluído boné, portando, o mesmo pode até afetar a eficiencia da carneira.

    ResponderExcluir
  4. balela, muita frescura o serviço nao anda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aham proteger sua vida é frescura, se a sua não vale nada se joga da ponte imbecil. Deve ser um pião idiota que usa boné por baixo do capacete (todos pensaram, mas só eu que falei. Não sejam hipócritas, faz mal pra saúde)

      Excluir
  5. Olha eu trabalho em uma empresa TEXTIL e querem proibir o uso do boné. meu não vejo mal alguma em usar o boné. só gostaria de saber se isso é mesmo válido. elis podem proibir um pessoa que não se sete bem com si mesma sem o boné? sou calvo e não me sinto bem sem boné. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns acessorios podem prejudicar a segurança do funcionario.o uso de capacete de segurança-se voce usar- não pode ser combinado com o boné, pois este pode retirar a capacidade de amortecimento que o capacete possui.
      Ainda que voce não use capacete o bone pode interferir na sua segurança, principalmente pelo máquinário a que voce esta exposto. Voce pode sofrer um acidente por causa dele e isso ninguém quer que aconteça.
      cabelos soltos,colares(cordoes), crachas ccom cordão,..., pode fazer que lhe aconteça um acidente grave e ate fatal. Então amigo é melhor a prevenção. Ouça o que o Tec. em segurança lhe fala.Ele só quer sua segurança.

      Excluir
    2. Antigamente no tempo dos bons costumes, permanecer em um ambiente fechado com chapéu era falta de educação. Hoje como essa merda de mundo tá uma zona e foda-se próximo esse tipo de coisa acontece. Você pode proibir o que você quiser a empresa é sua, quero ver que juiz vai dar causa para um cara de boné, vai dentro do tribunal de boné e vê se você entra.

      Excluir
    3. ´falo com uma certeza que vc está misturando as coisas, se vc trabalha em uma área de riscos não se compare o seu local de trabalho com os riscos existentes em um tribunal, não tem nem cabimento esse seu argumento, sou Técnico em Segurança do Trabalho e sei oque estou dizendo mas vá em frente, a vida é sua mas cuidado com as advertências que podem te levar a demissão

      Excluir
    4. É Técnico de Segurança!

      Excluir
  6. Estou cursando TST, faz tempo que procuro alguma resposta especifica para o uso do capacete com aba total. Gostaria de saber a sua utilidade em sí, eu sei que é usado para eletricista, mas gostaria sabe sobre a sua aba total, qual sua finalidade???

    ResponderExcluir
  7. trabalho em uma enpresa de moveis e eletros sou descarregador de caminhoes nao mim deram cinto para proteger as costas nao me deram nada pora proteger a cabeça compreu uma proteçao para minha cabeça. descarrego geladeira, fogao, lavadora tudo na cabeça.subo nas parteleiras sem cinto. nao porque eu queira e porque tenho que executar o serviço e e preciso.tem poira. o caso é eles podem me proibir de usar boner? citaram a nr32

    ResponderExcluir
  8. Muito bem. Interessante a vossa contribuição.

    ResponderExcluir
  9. Na verdade, o cuidado deve ser tomado a fim de se evitar colocar objetos entre a carneira e o casco, o que poderia causar pontos da pressão e afetar o desempenho do capacete e conseguinte capacidade de absorção de energia proveniente do impacto, caso ele venha a ocorrer.

    Sobre o uso de bonés ou outros materiais entre a cabeça e o contato direto com a carneira do capacete, um lenço de cabeça, bandana ou boné não afetam as propriedades de absorção de impacto do capacete, desde que esteja bem acomodado na cabeça. Em alguns capacetes é até necessário o auxílio destes "equipamentos" para melhor fixação do capacete.

    Entrei em contato com o gerente de fábrica de capacetes de esportes radicais com CA e o mesmo disse que não há evidências ou testes que provem a "teoria" do boné.

    O mito de quê o boné atrapalha a eficiência do capacete é muito interessante, ao invés do raciocínio lógico, a informação é repassada sem qualquer análise.

    Vamos pensar!! (e testar nossas "teorias")

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.