Exposição ao amianto.-DDS


Todos os que trabalham na construção civil ou na manutenção ou limpeza de edifícios estão potencialmente em risco de exposição ao amianto.
O que é o amianto?
Amianto é a designação corrente de um grupo de minerais. 

As fibras de amianto são muito resistentes ao calor e foram usadas durante muitos anos em:
Materiais de isolamento térmico,  em pavimentos e revestimentos;t êxteis, papéis e cartão à prova de fogo; discos das embreagens e calços dos travões; produtos em fibrocimento; materiais de isolamento elétrico; equipamentos de proteção individual.
A utilização do amianto está hoje praticamente proibida no Brasil e na União Européia, mas há ainda muito amianto instalado, o que significa que a exposição ao amianto ainda é possível. 

Conseqüências para a saúde da exposição ao amianto:


As fibras de amianto podem afetar gravemente a saúde quando inaladas, podendo provocar a amiantose (ou asbestose), o cancro do pulmão ou o mesotelioma. 


Não se conhecem níveis seguros de exposição ao amianto. 

Quanto mais exposto se estiver, maior é o risco de desenvolver uma doença relacionada com o amianto.
O intervalo de tempo entre a exposição ao amianto e os primeiros sintomas de doença pode chegar a 30 anos (período de caracterização da doença). São hoje visíveis os efeitos da exposição ocorrida no passado.


Por exemplo:


Na Grã-Bretanha, morrem por ano cerca de 3 mil pessoas vítimas de doenças causadas por exposição ao amianto,  destas 3 mil pessoas, 25% trabalharam nos sectores da construção civil ou da manutenção de edifícios.


Informação fundamental:


Se trabalhar nos sectores da construção civil ou da manutenção ou limpeza de edifícios, pode estar em risco de exposição ao amianto. 

Os locais onde habitualmente se encontra amianto são, normalmente:
Revestimentos e tintas texturados; pavimentos de linóleo; caldeiras com isolamento térmico; isolamento na estrutura metálica dos edifícios; ; tetos (corta-fogos nos vãos dos tetos); placas dos tetos; portas; isolamento térmico dos tubos,  telhados; fachadas dos edifícios, incluindo caleiras, sofitos e revestimentos; rebordos e anilhas, que também podem ser forradas ou seladas com amianto;  molduras das janelas, , etc.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.