VAMOS PADRONIZAR GENTE.


Tenho visto nos últimos dias várias mensagens com vagas de emprego e outros assuntos chamando a nós de Técnicos DE Segurança do Trabalho.

A preposição DE após o substantivo “Técnico sugere aplicação de reparos, tal qual em "mecânica DE automóveis", "técnico DE refrigeração" e tantos outros conhecidos.

A nós, em nossos cursos de formação (pelo menos é o desejado) são dados conhecimentos, exemplos e técnicas para o fomento e preservação de uma cultura chamada Prevencionista, somos especialistas em um assunto e não em uma máquina ou funcionamento de várias delas.

O meu diploma me habilita a ser Técnica EM Segurança do Trabalho, o conhecimento DE algo é efêmero, mas quando o é EM algo, demonstra um aprofundamento maior no assunto.

Tanto se fala aqui em Conselho de Classe, em Sindicatos e várias formas de associação, mas creio que antes de qualquer coisa, devemos prezar pela unidade profissional, uma das formas da manutenção da unidade profissional é  padronização do nome da profissão, somos Técnicos EM Segurança, somos especialistas e não meros consertadores de algo que deu errado.

Temos valor, somos importantes dentro de uma empresa, seja lá do ramo que for, cabe a cada um de nós mostrar e manter esse valor para que o grupo como um todo seja valorizado e reconhecido.

Obrigado
Rose Moraes

Técnica em Segurança do Trabalho e Profª. De Saúde e Segurança do Trabalho. Profª da Rede Pública Estadual. Mestranda com pesquisa em sinalização de Segurança do Trabalho, Saúde do Trabalhador em Serviços de Saúde e Linguagem em Situação de Trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.