É fácil julgar que deveria ter conseguido ficar e vencer os desafios. É bom saber...

Posto neste blog  carta na íntegra de Técnico injustiçado que chegou ao meu conhecimento..
Tive uma experiência recente, entre algumas outras onde em uma pequena obra, apesar de ja terem tido acidentes com lesão ferramenta de corte tipo makita, sem lesão quebra de discos impróprios com esta ferramenta, tipo makita também.  Então creio que o cliente deve ter exigido um Técnico de Seg. apesar de pequeno número de funcionários. 

Conseguimos introduzir o DDS realmente todo dia, plano de emergência, uso bom dos ePI's necessários,etc, até que um dia após as quebras e acidentes com a "makita, conseguimos que viesse uma lixadeira apropriada ao corte de pontas de vergalhões. 

Só que acabaram comprando um disco de corte que o furo central não introduzia/não cabia na base de apoio do eixo da lixadeira. 

Resolveram "escariar/ raspar/aumentar" o furo central de forma gambiarra em vêz de comprar o disco certo. 

Conversei com o Engº da obra uns 40 m..., não houve jeito disse que a obra estava atrasada/ tinha pressa, etc. . Apelei para efetuar um relatório onde colocava as qualidades do engº e a única coisa que não concordava e não aprovava era esta questão do disco de corte, e mandei cópia para os donos também. 

No outro dia pela manhã, o dono apareceu ( acredito que nem havia visto o relatório ainda), mas o envolví na questão.. Conversinha de lá e de cá com o engº da obra, me respondeu que eu tinha razão mas que precisariam usar o disco improvisado.

Bem, não temos padrão de excelência em nenhum serviço, talvez, que trabalhamos, passamos e aceitamos muitas situações, que do ponto de vista legal e técnico deveriam ser melhorados, engolimos muitos sapos em não adequarem determinadas situações, muitos não se envolvem na cobrança de melhorias achando ou afirmando que é responsabilidade somente do setor de Sesmt, mas como sempre disse em casa...nunca sabemos se no outro dia poderemos estar no serviço, principalmente quando ocorre risco grave e eminente e não se consegue a melhoria dos mais altos escalões.

É como no caso do disco citado, a partir daquele dia resolví  que cortaria o contrato no final da experiência e foi o que fiz. Foi certo? 
Minha família vai sofrer um pouco devido a saida (financeiramente)?, poderia ter tido mais habilidade em conseguir que não fizessem a gambiarra?, deveria ter ficado mais passivo e deixar "rolar" e me contentar com o relatório mandado?... Sei apenas que seu filho, meu filho, amigos parentes e familiares de qualquer trabalhador vitimado por acidente de forma mais grave, não gostariámos de que chegassem em casa ou ter que visitá-los em um hospital ou velório, devido algum acidente grave.

Terminando, o problema é que riscos de segurança, prevenção, quando não são executados do melhor modo seguro é meio subjetivo, na visão de muitos...poderia acontecer, mas poderia se trabalhar de modo inseguro vinte ou mais anos e nada acontecer. 

Eu sempre preferí não arriscar e também já trabalhei em muitas empresas onde tinhas muita gente consciente, colaboradora e se chegava em um meio mais seguro de se trabalhar nos impasses...Então sempre sofremos de pensamnetos " onde foi que eu falhei '? , ora! quem deveria estar com este pensamentos deveria ser aquele que nos cerceiam, não levam a sério, menospreza os profissionais e suas recomendações, etc., etc. 

A vida continua, nós vamos continuar, a prevenção já melhorou e vai melhorar mais e os colaboradores também. Mas nem tudo é maravilhoso sempre, então são os ossos de ofício quando o emprego não dá certo. A empresa perdeu um bom profissional, que na verdade poderia lhe dar muitos lucros com os programas de segurança caso fosem apoiados.
Bom fim de semana a todos.
Alberto Santos- Tec. Seg.


Jose,
 Sou um cara com poucas experiências, mas já passei por empresas de Metalúrgica, Offshore, Onshore, supermercado, gasoduto, construção civil com pavimentação de ruas. Já presenciei vários erros e fiz o meu pedido de demissão quando não dava mais.

Aqueles que te criticam não podem dizer que são um bom profissional, pois digo para os meus subordinados que o TST é Pit bull treinado para combater o que está errado dentro ou faro da empresa, desde que desrespeite a profissão e a empresa. 

Digo também que, o TST é um anjo que vai pro céu e para o inferno em segundos, veja: Quando você não faz nada para acabar com os erros, você é visto como um TST ruim que não faz nada pelos empregados, mas por outro lado você é amado pelo empregador. 

Quando você começa a cobrar o empregador, você começa ser odiado e perseguido por ele e, os colaboradores te apóiam desde que não sejam afetados, e quando você cobra o uso de EPI... eles dizem que você é um mala. 

Meu amigo faça o que é certo, o que você aprendeu e não ligue para quem vai te criticar. Tenho certeza que por causa desses críticos de plantão que a profissão não tem reconhecimento.
 
Vou te dar uma dica: Você já mais deve sair da empresa brigado ou dizendo o motivo (Se for igual a esse). Se você quer sair, saia bem! Pois eles podem está fornecendo referencia ruim de você e te atrapalhando.
 
Seja um profissional e não um TST que bate cartão e espera o seu salário no final do mês.
  
FAÇA A DIFERENÇA!





Infelizmente é o que acontece em muitas empresas.

A poucas semanas deixei a empresa na qual trabalhava por não engolir um "ato inseguro do acidentado". 

O acidente foi causado por  condições inseguras praticadas por pessoas de comando da empresa e tentaram jogar nas costas do acidentado, não acatei e preferi pegar o boné e ir embora. 

Após o incidente ficou impossível trabalhar, mas fiz o que deveria ter feito.

Já estou em outra empresa.
Você vai encontrar outros empregos.
Abração
Eudair


Boa Noite amigos prevencionistas!!

Algum tempo atrás eu postei aqui as minhas condições dentro de uma empresa que trabalhei. EX: Eletricista não era eletricista, Soldador não tinha curso de soldador, Funcionários dirigindo grandes carretas sem terem nem habilitação de bicicleta , um camarada que perdeu três dedos voltando a empresa sem passar pelo medico ( Graças ao bondoso DEUS que este acidente não foi qdo eu estava lá) manipulação de remédio nas independências da empresa sem ter alguém disponível ou seja, medico enfermeira ou auxiliar , nem tinha ambulatório.

Fui trabalhar nesta empresa devido a uma indicação de um professor cujo uma aluna estava cursando TST e esta mesma aluna teve a cara de pau de me falar " O cara só perdeu três dedos, ele tem mais sete" trabalha nesta empresa , pois bem, fui mandado embora devido não estar de acordo com essas irregularidades e até recebi apoio de muitos aqui do grupo posso citar: Oscar, Bombeiro passos e dentre outros. 
Só que agora fiquei sabendo por intermédio de alguns alunos que meu nome esta sendo citado na classe como exemplo de péssimo profissional.

Que eu pegava muito pesado com o proprietário, agora não sei o que é um bom prevencionista, será que eu fiz a coisa errada, o certo seria deixar os colaboradores se machucarem perderem mais dedos , mãos,braços, até morrer? Estou desempregado a 10 meses e acho que é isto que esta me afetando eu conseguir outro trabalho , preciso de opiniões de vocês , pois hoje estou muito decepcionado com esta profissão, aprendi que ser um TST é ser um anjo da guarda zelador de vidas e familias, cuidar da integridade física e mental de cada funcionário independente de função ou hierarquia. 
Aprendi a cuidar de vidas, amando o próximo como a mim mesmo.

Por favor me respondam vou deixar meu outro e-mail pra encaminhar as respostas: natanoldcar@hotmail.com , sou da região do vale do paraiba, mais precisamente Caçapava SP ao lado de José Jose dos campos.

Desde já agradeço pelo apoio. Forte abraço a todos



Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.