BREVE REFLEXÃO SOBRE NOSSA PROFISSÃO - O QUE QUEREMOS.

Estamos chegando próximo a data em que se comemora o dia do Técnico em Segurança do Trabalho, assim sendo, necessitamos parar e refletir sobre o que realmente queremos para a nossa classe, se ficarmos nessa inércia, será apenas mais um dia.
                                                                        
Para que nós técnicos, tenhamos um futuro promissor é necessária à união da classe, pois, não podemos negar que fazemos parte de uma imensa equipe de profissionais que sonham e possuem os mesmos objetivos quais sejam, a prevenção dos acidentes, a melhoria de nossas condições de trabalho, salários dignos e futuras conquistas, proporcionado maior conforto para nossas famílias, penso ser essa a verdadeira base de tudo.

Penso também que existem pessoas que procuram de alguma forma participar, empenhando seu talento e tempo disponível, renovando seus compromissos perante aos demais colegas de trabalho para comemorar a existência de pessoas que apesar dos pesares, ainda procuram construir em prol da prevenção.

Embora alguns exerçam suas profissões em ótimas empresas, muitas ainda não tiveram essa oportunidade, mas, independente do ramo de atividade e até mesmo da organização, esse assunto interessa e nos afeta diretamente.

Estou tentando escrever sobre o futuro da nossa profissão, com acordo coletivo homologado pelo Ministério do Trabalho, salário mínimo profissional justo e direito trabalhistas conforme preconiza a lei, como vemos em outras classes que militam na mesma área, Não fique na sua, pois essa atitude pode ser o nosso fim, pense nisso!

Temos que nós mobilizar para que sejamos uma classe forte para que isso ocorra, é necessária a sua participação, converse com seus colegas, façam reuniões semanais, cobre mais atitude de seu sindicato, participe para agregar valor à questão e não permitir que se modifique a NR-4, como querem alguns.

Pois, até onde sei, nosso Estado é um dos poucos que não possue um piso salarial definido, lamentável você não acha?

Procure saber, indague a quanto anda o processo de criação do Conselho Federal dos Técnicos em Segurança do Trabalho, mande correio, converse com seus amigos, cobre uma atitude firme do sindicato, procure saber quais são as ações lideradas por ele nos últimos anos e, só assim poderemos deslumbrar um futuro próspero para todos nós. 

“Vamos gente, não sejam omissos, lute você também para que possamos agilizar a criação do nosso Conselho de Classe”, antes que a ganância ou nossa passividade, acabe com a profissão.

Amigos, o futuro da nossa profissão está diretamente associado à capacidade de cada um de nós, em nosso dia-a-dia, procurar de alguma forma escrever um capítulo dessa historia, participe!.

Esse documento foi por mim enviado ao grupo em março de 2005, a título de uma breve reflexão sobre nossa profissão, passado 06 anos, a situação é a mesma, parece até que antevendo os acontecimentos que hoje deparamos em relação às mudanças da Nr-4.

Não adianta apenas lamentar as condições de trabalho e o valor dos salários praticados no mercado, é necessário fazer acontecer.
Se você mantém interese e está realmente procurando uma solução para esse assunto,  faça a sua parte, entre em contato e vamos lutar juntos, pois, uma andorinha só não faz verão.  

Conselho de classe é a solução. Pense nisso! 
Vamos a luta.


Marcio Santiago Vaitsman

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.