Conheça algumas atitudes que podem prejudicar ou até comprometer sua carreira.

Construir uma carreira sólida é o desejo de nove entre dez profissionais, principalmente aqueles que estão iniciando sua trajetória no mercado de trabalho, com muitos planos a realizar. 

Mas não basta ter força de vontade e espírito empreendedor: 

Certos cuidados são necessários no dia a dia, já que algumas atitudes tomadas no ambiente profissional podem comprometer - e muito - a imagem do funcionário, dizem especialistas.

Em artigo publicado no site americano Glassdoor, especializado em mercado de trabalho, aponta algumas atitudes que podem prejudicar ou comprometer a carreira: 

Falar mal do atual ou de ex-chefes - Pode ser de forma inconsciente, mas é surpreendente como, atualmente, muitas pessoas desabafam e falam mal do atual (ou de ex-chefes) nas redes sociais. 

Fique atento para não se comprometer, principalmente com um ex-empregador que poderá dar referências quando você se candidatar a um novo trabalho. Aja profissionalmente e evite compartilhar suas opiniões na internet. Em vez disso, prefira conversar com um amigo ou com algum membro da família. 

Não investir em sua marca pessoal - Marca pessoal é uma peça importante quando o assunto é gestão de carreira. Uma das primeiras coisas que a maioria dos recrutadores faz antes de convocar um candidato para uma entrevista é procurar seu nome nas ferramentas de busca. Logo, é importante pensar se você já criou uma presença profissional marcante na internet e se o seu perfil do LinkedIn, por exemplo, corresponde ao currículo que você enviou. 

Pesquise seus dados com freqüência na tentativa de administrar os resultados, para que os mais positivos apareçam em primeiro lugar no momento de uma possível busca. 

Ter uma aparência excessivamente casual no local de trabalho- Se você pensa em escalar degraus na empresa, ter uma aparência muito casual pode ser fatal. Dificilmente alguém vai pensar em você como um executivo ou gestor caso continue se vestindo como se ainda estivesse na faculdade. 

A aparência é parte de sua personalidade profissional: faça um esforço para se vestir melhor escolhendo roupas com um bom caimento e, dependendo do ambiente de trabalho, com um estilo mais clássico. 

Deixar de cumprir prazos- Se você costuma perder prazos ou evita comunicar ao seu chefe que precisa de mais tempo para cumprir determinadas tarefas, provavelmente será visto como pouco confiável ou incompetente. 

Atitudes como essa são as primeiras a serem levadas em conta quando a empresa precisa demitir por redução de custos, por exemplo. 

Não fazer perguntas ou deixar de esclarecer dúvidas - Cada empresa tem políticas e tecnologias diferentes que o profissional precisará aprender. Logo, não há problemas em fazer perguntas se estiver inseguro: apenas se certifique que não está.

Pelegos, você é que pensa que chefe gosta de puxa saco, só terá a atenção dele na medida das suas necessidades. Reparem onde estão os fofoqueiros que você conhece – O chefe sabe que o pelego tanto trás como leva também informações de suas atitudes para outros setores de interesse, portanto são vistos e considerados perigosos.


Ag. Globo.

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.