Alerta-Cuidado com informações médicas da internet – DDS.


A procura de informação médicas pelos meios digitais está se tornando uma rotina, pode até facilitar a automedicação, porém, a ingestão de remédios sem a devida prescrição médica pode levar ao agravamento da doença e morte.

Além de ser uma atitude arriscada e irresponsável, esse procedimento às vezes garante apenas resultados imediatos, mas não a manutenção da saúde.

Importante ressaltar que os especialistas da área médica, sempre chamam a atenção para os cuidados necessários com as informações médicas consultados por leigos na internet.

Mesmo porque o conteúdo disponível pode estar desatualizado ou ter sido desenvolvido por pessoas tendenciosas para determinado diagnóstico, assim sendo e tendo muita necessidade, saber onde procurar é fundamental nesse momento.

Aqui vão algumas dicas desse blog, caso seja necessário essa consulta:

Só acesse sites confiáveis de universidades, sociedades e instituições públicas renomadas.

Cheque se as informações estão atualizadas,

Se site for muito confuso, mal-feito, com vários anúncios e até com erro de português, corra e não busque a informação lá.

Evite os sites de fabricante de medicamentos e produtos médicos, podem ser tendenciosos.

Uma coisa muito importante
  
Não acredite em tudo que lê, consulte um especialista para acompanhar o seu caso.

No caso de artigo ou estudo sobre determinada doença, faça uma consulta rápida no “Google” sobre o nome do médio a fim de certificar-se se ele pertence a alguma universidade ou órgão público confiável.  

Muitos médicos ainda são acadêmicos, busque o curriculum lattes na internet, imprima e mostre ao seu médico, ele saberá se são dados confiáveis ou não.


“Lembre-e a automedicação Pode Matar”

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.