Carta enviada por mim ao ilustre Deputado Autor da PL n° 6179/2009.


Ilustríssimo. Senhor Deputado Bonifácio José Tamm de Andrada.

Gabinete:235-Anexo:IV-CEP:70160-900-Brasília-  DF. 
Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados.
dep.bonifaciodeandrada@camara.gov.br

Prezado Senhor Deputado:

E com grande espanto que a classe Prevencionista brasileira toma conhecimento do texto a respeito da Tramitação Ordinária do Projeto de Lei - PL 6179/2009, que altera a Lei nº 7.410, de 1985, e dispõe sobre o Bacharelado em Segurança do Trabalho e dá outras disposições.

Maior espanto ainda causou-nos o empenho de conceituados parlamentares em apoiar o referido projeto lei a revelia da classe, demonstrando total desconhecimento das reais necessidades dos Técnicos em Segurança do Trabalho, brasileiros que desde os primórdios da profissão lutam pela sua Regulamentação e conseqüente criação do Conselho Federal da Classe.

Permitimo-nos lembrar a Vossa Excelência que a Alterar a Lei nº 7.410, de 1985, prejudicará substancialmente o anseio básico de toda uma classe trabalhadora que envolve direta e/ou indiretamente, cerca de mais de quatrocentas mil pessoas.

Acreditamos estar plenamente justificado nosso espanto quanto ao teor da matéria citada no preâmbulo da presente, bem como meu veemente apelo no sentido de que o Projeto de Lei n° 6179/2009, de sua autoria seja imediatamente retirado, uma vez que em nosso humilde entender apresentar projeto a revelia da classe interessada “Técnicos em Segurança do Trabalho”, além de prejudica - lá, pensamos não ser atitude justa e muito menos ética.

Ao encerramos a presente, colocamo-nos ao inteiro dispor de V. Excia. Para unirmos nossos esforços em direção a um objetivo comum, qual seja a criação do Conselho Federal dos Técnicos em Segurança do Trabalho e não a extinção de toda uma classe de profissionais que a mais de trinta anos labutam em prol da Prevenção dos Acidentes do Trabalho no Brasil.

Sem mais para o momento, apresentamos nossas saudações Prevencionistas.


Marcio Santiago Vaitsman
Técnico em Segurança do Trabalho/RJ.

Comentários

  1. Bom dia

    Marcio

    Vejo com espanto o seu empenho em tentar justificar a não criação do curso de Bacharel em segurança .
    Considerando que no Brasil como um todo explodem cursos de TST e tecnologos de baixa qualidade despejando no mercado profissionais despreparados para exercer esta profissão tão importante .
    Esta graduação vai por fim a esta bandalheira de de cursos de tecnologos e tecnicos que formam profissionais de péssima qualidade em escolas e faculdades a distância .
    Lembrando que o profissião não será extinta e sim receberá uma nova nomenclatura onde ser ler na NR 4 Técnico passará a ser Bacharel registrado pelo MTE.
    Obs.: Esta graduação é mais que necessária para nós Técnicos que realmente sabemos da importância de um bom profissional .

    ResponderExcluir
  2. Caro Prevencionista Anônimo.

    Venho desde início dessa demanda (ver outras postagem nesse blog), informando que não sou a favor e nem contra PL 6179/09.

    Meu espanto foi quanto a apresentação de Projeto de Lei que decide os destino de toda uma categoria profissional a Revelia da Classe, sem consulta pública.

    Inclusive tenho colocado minha cara combatendo a posição do CREA, por intrometer-se onde que por decisão judicial está impedido.

    Quanto à postagem da carta, apenas procuro alertar o Deputado e coloco-me a disposição para unirmos esforços para que lutássemos para a criação do Conselho Federal que colocaria fim a todas essas mazelas contra a nossa profissão.

    Quando falo da extinção da profissão de técnico, estou me referindo a maneira como o assunto está sendo tratado à revelia dos principais interessados, quais seja nós Técnicos que em nenhum momento foi consultado a respeito das mudanças que eles pretendem fazer.

    Não podemos deixar que o CREA decida a revelia da classe, essa é a minha principal preocupação.

    A FINATES, essa semana, fez apelo formal ao Deputado para a retirada da PL 6179/09. Tudo a revelia da nossa classe, penso nisso!

    Como se fará essa mudança?
    A classe será prejudicada pelo CREA?
    Quais os ganhos reis para os Técnicos?
    Como fica a situação dos que estão atuando na área?

    Caro companheiro, ao final desta, digo sinceramente não conhecer ninguém que tenha defendido e lutado em prol da melhoria da classe dos técnicos em segurança do que eu (inclusive sendo um dos responsáveis pela regulamentação da profissão), isso sem pretensão, pois, estou atuando desde Setembro de 1975 (36 anos), portando em zona confortável no aguardo de aposentadoria, mas continuo lutando e defendendo a classe como posso, pois, “Uma andorinha só não faz verão”, mas vejo pelos correios que recebo que a classe está mesmo que humildemente querendo se movimentar, já é um bom sinal.
    Que assim seja.

    Espero ter respondido sua indagação, estou a disposição, Saudações prevencionista.

    Marcio Santiago Vaitsman
    Adm. do Blogger

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

ATITUDE – DDS de reflexão.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.