TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS - DDS.


Trabalhos no interior de tanques, esferas, grandes tubulações, torres, silos, poços, bacias, cisternas, são ambientes onde muitas vezes precisamos adentrar para fazer algum tipo de trabalho.

Dentro desses locais pode haver uma atmosfera inadequada para o homem, podendo ocorrer uma intoxicação devido a existência de produtos nocivos à saúde, ou asfixia devido a falta de oxigênio ou à presença de gases como H2s, Gás Carbônico entre outros, ou até mesmo explosão seguido de incêndio, devido a presença de gases e vapores inflamáveis.

Poderá ocorrer também o risco de batidas contra objetos, deficiência de iluminação, partidas acidentais de componentes rotativos do equipamento e choque elétrico.  

Todos estes fatores podem trazer conseqüências extremamente sérias, se não forem tomadas algumas medidas preventivas, entre as quais:

O ambiente deve se inspecionado por um Técnico em Segurança, antes de entrar qualquer outra pessoa; esta inspeção vai determinar a necessidade ou não de uso de máscaras com linha de ar mandado, entre outros recursos de serviço.

O local deve ser muito bem ventilado com ar de serviço.

Nunca use oxigênio puro, pois não é apropriado para a respiração humana, além de deixar a atmosfera mais apropriada a explosões e incêndios.

Todas as pessoas que adentrarem em espaços confinados deverá estar usando cinto de segurança tipo pára-quedista com uma corda amarrada às costas e tripé  no caso de ser necessário resgate.

No lado de fora do espaço confinado, deverá permanecer uma pessoa que terá a função de acompanhar os trabalhos, proceder o resgate imediato  ou chamar apoio caso necessário.

Na Empresa trabalhos em espaços confinados precisam ter um PEEC – Permissão de Entrada em Espaço Confinado e uma PT – Permissão de Trabalho.

Só será permitido o acesso de equipes de manutenção treinadas quando os equipamentos resgate estiverem adequadamente posicionados e o local sinalizado.

Não entre em espaços confinados sem que o equipamento esteja liberado sem restrição, que tenham sido realizadas as medições de gases e teor de oxigênio.  

Não se arrisque procure conhecer profundamente os trabalhos a serem executados e cerque-se de todos os recursos para a execução segura das tarefas em espaços confinados ou restrito.

Comentários

Postagens mais visitadas

O USO DO LEITE COMO DESINTOXICANTE NAS INDÚSTRIAS – DDS.

Fábula da xícara cheia – DDS de reflexão.

QUANTO CUSTA UM ACIDENTE? – DDS