RESÍDUOS PERIGOSOS – DDS.


Companheiros, as leis federais, estaduais e municipais, exigem um gerenciamento e manuseio especial de resíduos perigosos. 

A lei determina que os resíduos sejam identificados, armazenados em recipientes controlados adequadamente, identificados por classe e que seja ministrado treinamento anual par todos os que manipulem.

Mas o que é um resíduo perigoso?

Dentre os resíduos perigosos estão incluídos resíduos de óleos, resíduos de tintas, latas de aerossol, panos ensopados de solvente, etc., aqueles provenientes de processo industriais e que por sua característica física, química e microbiológica não podem assemelhar-se aos resíduos domestico.

Quais são as nossas responsabilidades nisso?

Saibam quais são os materiais de resíduos perigosos. Identifique os resíduos perigosos que tenha gerado (em caso de dúvida, pergunte ao seu chefe).

O descarte de resíduos perigosos só pode ser feitos em recipientes identificados e segregados do lixo comum.

Verifique o rótulo do recipiente para garantir que esteja se desfazendo do resíduo no recipiente correto. Se não houver recipiente para tal resíduo, entre imediatamente em contato com o pessoal do meio ambiente de sua empresa.

Assegure-se de que tenha identificado e prendido a tampa/tampo depois de colocar o resíduo no recipiente para evitar vazamento do produto e nunca os misture, consulte a tabela de incompatibilidade de produtos para a sua segurança e do patrimônio.

Quando encher completamente um recipiente, avise ao seu chefe o ao setor responsável par que o mesmo seja removido o mais breve possível.

Mantenha a área de descarte sempre muito bem organizada para facilitar a limpeza do local.

Informe seu imediatamente ao seu chefe, caso perceba qualquer irregularidade no armazenamento de resíduos perigosos.

Tenha bom senso ao lidar com resíduos industriais. Trabalhe sempre se utilizando corretamente dos equipamentos de proteção.


Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.