Rio de Janeiro planeja luta contra acidentes de trabalho.


O Estado do Rio de Janeiro tem atingido índices elevados de desenvolvimento econômico. Mas essa prosperidade deve ser acompanhada de medidas para proteger aquele que é a base de toda a cadeia produtiva: o trabalhador. 

Com esse objetivo, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região sediará, no dia 27/7, às 16h, a assinatura de um Protocolo de Intenções para implementação de ações visando à promoção de saúde e prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

A ideia do Protocolo partiu da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, que resolveu reunir em torno de um mesmo propósito, além do TRT/RJ, a Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, e a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra1).

Juntas, as cinco instituições realizarão ações voltadas à prevenção dos riscos ambientais e à eliminação ou redução das condições que impliquem em risco à saúde física e mental dos trabalhadores. Entre as medidas práticas já previstas, estão a criação de um grupo de trabalho interinstitucional e o lançamento de uma campanha.
Somatório de forças regionais
A data escolhida para assinatura do acordo não é qualquer uma: no dia 27 de julho comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. De acordo com dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, em 2009 o Brasil registrou 723 mil ocorrências de acidentes no trabalho, com 2.496 óbitos – quase sete mortes por dia.

A iniciativa fluminense é a primeira em âmbito regional e vem somar-se aos esforços que já estão sendo empreendidos nacionalmente por instituições como o Tribunal Superior do Trabalho, que lançou o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, em maio deste ano.

Em reunião na tarde desta segunda-feira (25/7) os representantes de cada órgão ajustaram os últimos detalhes para o grande dia. A assinatura do Procotolo de Intenções será realizada no Salão Nobre da Presidência do TRT/RJ, localizada na Avenida Presidente Antonio Carlos, nº 251, 8º andar, no Centro do Rio de Janeiro.

Tribunal Regional do Trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas

O USO DO LEITE COMO DESINTOXICANTE NAS INDÚSTRIAS – DDS.

Fábula da xícara cheia – DDS de reflexão.

QUANTO CUSTA UM ACIDENTE? – DDS