USO CORRETO DO ESMERIL – DDS.

Os trabalhos realizados com esmeril devem ser executados obrigatoriamente por pessoas treinadas usando óculos de proteção contra impacto e protetor facial.

Tenha todo o cuidado na proteção de suas mãos, face e olhos ao executar trabalhos com esmeril.

Não aproxime demasiadamente as mãos do rebolo em operação, pois, além da possibilidade de ferimento por atrito, pode ocorrer aprisionamento dos dedos pela rotação do equipamento e por conseqüência seu esmagamento ou mutilação.

Da mesma forma, não se recomenda o uso de luvas nos trabalhos com esmeril, porém, havendo aquecimento da peça, esta deve ser resfriada para que não queime suas mãos.

Os rebolos e escovas metálicas devem permanecer protegidos contra contato acidental. Essa proteção é garantida por uma capa de aço que restringe o estilhaço e a projeção de fagulhas ou rebarbas.

Não se devem deixar óculos de proteção junto ao esmeril, pois esse equipamento é de uso individual e não coletivo.

A afiação de ferramentas deverá ser feita somente no esmeril e lembre-se que é proibido o uso de Esmerilhadeiras com a face de operação voltada para cima.


Todos nós somos agentes de mudança dentro das nossas empresas, assim sendo, opine, discuta alternativas corretas de trabalho e transforme sua oficina em local seguro, minimizando os riscos de acidentes.

Você pode e deve eliminar as não conformidades existentes no seu local de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas

O USO DO LEITE COMO DESINTOXICANTE NAS INDÚSTRIAS – DDS.

Fábula da xícara cheia – DDS de reflexão.

QUANTO CUSTA UM ACIDENTE? – DDS