EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL-X-INFORMAÇÕES “UMA COMBINAÇÃO PERFEITA”


De acordo com estatísticas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), trabalhadores rurais sofrem mais acidentes do que trabalhadores das indústrias.

O motivo principal desta triste realidade é, sem sombra de dúvidas, a falta de instrução dos trabalhadores rurais, combinada  com o baixo nível de escolaridade.

Normalmente, os trabalhadores rurais manipulam defensivos agrícolas que podem causar sérios danos à saúde, mas, por negligência de seus patrões, estes trabalhadores não têm treinamento adequado, não conhecem o produto que estão manipulando, e tampouco sabem quais os efeitos negativos que podem ocorrer com sua saúde.

O fornecimento de equipamento de proteção individual básico é totalmente ignorado pela maioria dos patrões.

Segundo estudo da OIT, o índice de acidentes no meio rural poderia diminuir consideravelmente com o simples fornecimento de EPI’S básicos e com a conscientização dos riscos existentes em suas atividades.
       
Estes mesmos estudos demonstram que o número de trabalhadores nas indústrias é imensamente maior que o número de trabalhadores do meio rural. Também foi salientado que o número de acidentes no meio rural é praticamente o dobro do que nas indústrias.
       
Foi ressaltando também que o baixo índice de acidentes nas indústrias está totalmente correlacionado com o fornecimento de EPI’S adequados, conhecimento do produto manipulado, ações preventivas e treinamento constante de seus trabalhadores.

Lembre-se: Normalmente os EPI’S que faltam para a proteção dos trabalhadores no meio rural, nós trabalhadores das indústrias, os temos em excepcionais condições e alguns trabalhadores resistem em não usá-los quando necessário causando um risco para sua própria saúde, a de seus colegas e da empresa.






Comentários

Postagens mais visitadas

O USO DO LEITE COMO DESINTOXICANTE NAS INDÚSTRIAS – DDS.

Fábula da xícara cheia – DDS de reflexão.

QUANTO CUSTA UM ACIDENTE? – DDS