LIXO E DECOMPOSIÇÃO - A natureza é sábia – DDS.

Da mesma forma que gera a vida, ela se encarrega de incorporar novamente ao ciclo natural aqueles elementos orgânicos que chegaram ao fim da sua existência.

Os organismos vegetais e animais são decompostos naturalmente pelo meio e dele voltam a fazer parte mantendo vivos ou dando origem a outros seres. É um processo natural de reutilização de matérias. 

Contudo, enquanto a natureza se mostra eficiente em reaproveitamento e reciclagem, os homens são muito eficientes só na produção de lixo!
 
Os ciclos naturais de decomposição e reciclagem da matéria permitem reaproveitar o lixo humano, porém, não na velocidade necessária para dar conta do que é gerado, provocando o acúmulo destes materiais na natureza.
Infelizmente, uma grande parte do lixo produzido carece de muito tempo para ser decomposto, gerando poluição.


Vejam o tempo que a natureza leva para decompor estes materiais:  
Restos de alimentos
1 a 3 meses
Papel
3 a 6 meses
Corda
3 a 4 meses
Pano
6 meses a 1 ano
Filtro de cigarro
2 a 5 anos
Chicletes
5 anos
Madeira pintada
13 anos
Tampa de garrafa
150 anos
Plásticos
450 anos
Latas de alumínio
200 a 500 anos
Vidro
Indeterminado
Pneus
Indeterminado


Isso mostra, mais uma vez, a necessidade (e a responsabilidade) da atitude ecológica de cada um em nome do respeito ao meio ambiente a da preservação das condições de vida humana no planeta, uma vez que a humanidade corre o sério risco de ter que viver em meio ao lixo que ela mesma produziu. 

Vamos refletir sobre o resultado futuro das ações de descaso cometido no presente com o lixo que geramos. 

Cícero Bley Jr. e Andréa Macedo


Comentários

  1. Márcio essa tabela deveria ser colocada em todos os lugares das cidades brasileiras. Deveria ser divulgada com maior assiduidade na televisão e outros meios de comunicação. Assim o povo teria mais conciencia das consequencias, de seus atos e descasos... Um abraço marcio, fique com Deus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.