Trabalho com Martelos Marteletes – DDS.

Esses equipamentos são perigosos, causam acidentes graves, portanto, requerem treinamento e muita habilidade para seu manuseio e operação, assim sendo, todo o cuidado é pouco.

Ao usar o equipamento, segure-o firme; Use óculos de proteção; Verifique se as emendas e os cabos estão em boas condições.

Proteja a instalação utilizando fusíveis e/ou disjuntores; Não transporte ou puxe o equipamento pelo cabo; Não utilize acessórios ou adaptações que não sejam especificadas para o equipamento.

Utilize o equipamento adequado ao serviço; Não utilize em local úmido ou molhado; Não de pancadas ou bata no equipamento; Mantenha fixa a peça ser furada.

Para colocar ou trocar as brocas utilize as chaves de aperto; Não force lateralmente para alargar os furos; Não deixe a broca patinar, faça o furo por partes; Não use o impacto sem estar com a ponta da broca apoiada contra a peça a ser furada; Aperte o mandril nos três pontos.

Deve-se utilizar a furadeira de forma que o esforço esteja centralizado com o eixo da broca; Não obstrua a ventilação do equipamento.

Guarde a ferramenta em lugar seguro e seco; Limpe o equipamento após usá-lo.

Nunca utilize equipamentos sem estar devidamente habilitado e treinado.

Trabalhe com segurança e tenha um dia feliz.


Comentários

  1. Show de postagem Márcio, seu blog está sempre se superando! Esses equipamentos podem causar muitos males, a vibração exercida pelo martelete por exemplo, pode causar até problemas escrotais. Saber trabalhar com eles é fundamental. fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Caro Companheiro,
    Obrigado pelo incentivo para que possamos continuar a divulgar assuntos de interesse da classe prevencionista.
    Não parece, mas para dar continuidade a esse blog necessitamos de muito insentivo, certos momentos dá até vontade de retroceder e parar..
    Mais uma vez, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. É verdade Marcio vida de blogueiro não é fácil quem não tem blog não imagina o quanto é difícil, tem que muito idealismo para seguir em frente... Não desista hein, vamos seguir! Um abraço, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela postagem sobre a segurança do uso do martelete, tinha que tomar uma decisão sobre um serviço a ser executado aqui no condomínio e seu blog foi extremamente importante para essa tomada de decisão.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse material!

    Tenho uma dúvida ...

    A anexo da nr12 inclui esse equipamento?

    ResponderExcluir
  6. A NR12 sofreu alguma mudança... Estou com a seguinte situação ... Preciso treinar a equipe onde fui orientada pela empresa que os operadores de martele,serra marmore, serra circular,furadeira devem ser treinados por um Eng. Mecanico....isso procede...me ajudem por favor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.