Você sabe o que é Sistema de Gestão Integrada – DDS.

É um conjunto de normas interdependentes que juntas, formam um todo produzindo um ou mais resultados.

Os sistemas de gestão integrados buscam realizar a integração dos processos de qualidade, meio ambiente, segurança, saúde ocupacional e responsabilidade social conforme as características, atividades e necessidades de cada organização.

As normas de gestão específicas (ISO 9001, ISO 14000 e OHSAS 18001) definem o sistema de gestão que é a parte de um sistema  da organização utilizado para desenvolver e implementar suas políticas e para gerenciar seus aspectos e impactos. Por outro lado, por ser mais abrangente que as demais normas de gestão, a NBR 16001 define como sistema de gestão o conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos, voltados para estabelecer políticas e objetivos, bem como para atingí-los.

SGI têm por objetivo prover as organizações de um modelo de gestão eficaz que possa ser integrado a outros requisitos da gestão. Esse fator de integração é o ponto-chave na gestão da organização, para realizar um planejamento desdobrando a política em objetivos e metas de desempenho, definindo procedimentos e processos operacionais a fim de garantir e direcionar a implantação efetiva das diretrizes da política da organização. 

Como forma de análise e melhoria do sistema de gestão, destaca-se as atividades de verificação, monitoramento e as ações corretivas/preventivas visando a melhoria do desempenho do sistema de gestão.

Em todos os sistemas de gestão a estrutura deve ser organizada nas seguintes categorias: Política de Gestão; Planejamento; Implementação e Operação; Avaliação de Desempenho; Melhoria; Análise Critica.

As normas de sistemas de gestão possuem seus próprios requisitos específicos, porém as categorias relacionadas acima estão presentes nelas e podem ser adotadas como eixo central para a integração das normas.

Integrar esses sistemas é um grande desafio para as organizações, dizer que um sistema de gestão é integrado não significa apenas que os requisitos das normas são tratados de maneira agrupada, no mesmo documento ou que as auditorias são realizadas no mesmo momento

A integração vai além do agrupamento de requisitos, ela considera a sinergia que cada assunto pode ocasionar. O foco no cliente, no ambiente, na saúde, na segurança, na responsabilidade social e na própria organização deve ser equilibrado, visando o atendimento de todas as partes interessadas. 

Esse pensamento pode ser considerado como o início para a estruturação de um sistema de gestão integrado eficaz.

Comentários

  1. Esses sistemas de gestão que foram mostrados na matéria me lembra muito o PCCA, parece que a base deles é a mesma. É sempre bom aprender sobre gestão/gerenciamento! Um abração Marcio, fique com Deus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.