FADIGA - DDS.

Uma pessoa fatigada tende a aceitar menores padrões de precisão e segurança. Ela começa a fazer uma simplificação de sua tarefa, eliminando tudo o que não for essencial. Os índices de erro começam a crescer. Um motorista fatigado, por exemplo, olha menos os instrumentos de controle e reduz a freqüência das mudanças de marcha.

Isso produz um repentino aumento de erros, que podem resultar em acidentes. Mesmo que a pessoa pense que está fazendo o melhor possível, o seu padrão de desempenho vai caindo.

As tarefas com excesso de carga mental provocam decréscimo da precisão na discriminação de sinais, retardando as resposta sensoriais e aumentando a irregularidade das respostas. Com o aumento da complexidade nas tarefas, a fadiga também leva à desorganização das estratégias do operador para atingir os seus objetivos, encontrando maior dificuldade para combinar elementos, incluindo omissões daquelas tarefas de baixa freqüência e alterações na memória de curta duração.

A sobrecarga ocorre quando as solicitações feitas sobre o indivíduo excedem sua capacidade de resposta, e isso depende do grau de liberdade que o operador dispõe para resolver o problema, da estratégia adotada para solucionar o problema e também dos conhecimentos e habilidades da pessoa.

Leia o Jornal Segurito – Edição 62.

Comentários

  1. O texto publicado no segurito foi retirado do livro Medicina do Trabalho e Perícias Médicas:
    aspectos práticos (e polêmicos) – Marcos
    Henrique Mendanha - Ed. LTr

    Mário Sobral Jr. - Editor do Segurito



    OBS. Companheiro, o texto foi postado com autorização via e-mail do editor do jornal Segurito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.