Segurança em Laboratórios – DDS.

Independentemente do tipo do laboratório químico, são imensos os riscos existentes nesses ambientes de trabalho, precisamos trabalhar com muita atenção. 

Riscos químicos: vapores, poeiras, fumos, névoas, gases, compostos ou produtos químicos em geral.

Riscos físicos: ruídos, vibrações, radiações ionizantes, não ionizantes, frio, calor, pressões anormais.

E em alguns casos há presença de riscos biológicos como: vírus, bactérias, protozoário, fungos, parasitas, bacilos entre outros.

A experiência nós mostra que os acidentes em laboratórios ocorrem principalmente devido às seguintes causas básicas:

Falta de organização no laboratório, ar comprimido; sistema de vácuo; instalações elétricas inadequadas; uso incorreto de equipamentos; estocagem e transporte inadequados de produtos químicos; uso de vidrarias com defeito; desconhecimento ou negligência das técnicas corretas de trabalho; trabalhos realizados por pessoa não habilitada; não observância das normas de segurança; utilização incorreta ou o não uso de equipamentos de proteção individual e coletivo; falta de percepção do risco/perigo; manutenção inexistente ou inadequada de capelas; autoclaves; misturadores; trituradores; centrifugas; secadores; estufas e uso indevido de cilindro de gases, dentre outros.

Normalmente os acidentes que ocorrem em laboratórios químicos, é intoxicação, queimaduras, cortes, queimaduras químicas, choque elétrico, incêndios, explosões, contaminação por agentes químicos, e exposição às radiações ionizantes e não ionizantes.

Podemos minimizar esses riscos, até mesmo eliminá-los mediante o treinamento constante dos profissionais, conscientizando-os sobre o uso coreto dos equipamentos proteção individual e coletivo, proceder a auditoria comportamental regularmente e manter programa de manutenção preventiva nos equipamentos.




Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Estrados e paletes - DDS.