O Lápis – Reflexão para o ano que se inicia.

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, ele perguntou:

"Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E, por acaso, é uma história sobre mim?"
 
A avó parou de escrever, sorriu, e comentou com o neto:

"Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando.

Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse..."
 
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.

"Mas ele é igual a todos os lápis que eu já vi!"

"Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades num lápis que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz consigo mesmo e com o mundo.

Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe a mão que guia seus passos, que nós chamamos o eterno. Ele deve sempre conduzi-lo em direção à sua vontade.

Segunda qualidade: de vez em quando, eu preciso parar o que estou escrevendo e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas, no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.

Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.

Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece e existe dentro de você.

Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da “mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços e procure ser consciente de cada uma das suas ações”.


Com essa reflexão, esperamos que 2012, seja um ano de novas conquistas para a classe dos Técnicos em Segurança do Trabalho e conclamo a todos lutar pelo reconhecimento da importância da nossa profissão no contexto da Prevenção, pela valorização da categoria profissional, pela ampliação de nossos direitos e principalmente pela melhoria salarial, assim como, não medirmos esforços em prol da criação do Conselho Federal dos Técnicos em Segurança do Trabalho do Brasil, que trará a qualidade necessária ao exercício profissional.

Dessa forma desejo a todos os amigos e seguidores desse Blog um ano pleno de realizações com muita saúde e paz.



Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.