Após lei, Rio de Janeiro tem redução de 25% no consumo de sacolas plásticas.

A redução no consumo de sacolas plásticas chegou a 25% em todo o estado do Rio de Janeiro após a lei que inibe o uso desse material.

Os números são expressivos, mas o objetivo governamental é dobrar esse montante no próximo ano.

A Lei 5.502/09 não proíbe o uso das sacolas plásticas, no entanto obriga os estabelecimentos a darem descontos de três centavos para cada sacola que o consumidor deixar de usar.


Antes desta legislação, o consumo médio no estado era de 2,4 bilhões de sacolas, hoje não passa de 1,8 bilhões.

Os dados foram levantados pela Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e agradaram o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, que ainda lembrou-se da importância de intensificar as campanhas para reduzir ainda mais o uso das sacolas plásticas.

Algumas medidas que possibilitariam ao estado alcançar o alvo de redução em 50% também foram citadas pelo secretário durante a divulgação dos resultados.

Entre as opções estão o desenvolvimento de campanhas de conscientização e ações publicitárias, que mostrem os danos ambientais que podem ser causados pelos resíduos plásticos.

Para Minc, os trabalhos informativos já feitos, juntamente com o barateamento das sacolas retornáveis e o desconto nas compras, foram essenciais para que os resultados atuais fossem alcançados.



Agência Brasil/ CicloVivo.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.