Somos membro de equipe multidisciplinar de segurança do trabalho com vasta experiência em projetos de gestão na área da Prevenção de Acidentes, possuímos portfólio completo visando assessorar sua empresa na tomada de decisões relacionadas a SMS.
Desenvolvemos projeto de Segurança e Prevenção, acompanhamos o andamento dos trabalhos e realizamos treinamentos.
Contato:
marciovaitsman@yahoo.com.br - marciovaitsman@gmail.com - http://twitter.com/SMSeg
PEDOFILIA, DENUNCIE. DISQUE 100

12 de janeiro de 2012

DICAS SOBRE FERRAMENTAS – DDS.

Reserve um tempo para verificar suas ferramentas sejam elas manuais ou elétricas, antes de começar a utilizá-las. Se as mesmas estiverem gastas ou necessitarem de reparos, elas poderão ser um instrumento de acidentes graves.

Certifique-se de que as ferramentas estejam limpas e  aquelas que possuem cortes estejam bem afiadas, um corte cego pode fazer uma ferramenta escapar de sua posição ao ser utilizada.

Use a ferramenta certa para o trabalho que vai executar. Saiba a finalidade de cada ferramenta e use -a da maneira correta. Não use a chave de fenda como alavanca ou ferramenta de bater.

A utilização incorreta da ferramenta pode quebrá-la ou causar um ferimento. Tudo isso é prejuízo. Use a ferramenta como ela foi projetada para ser usada. Proceda o corte no sentido contrário a você.

Se uma ferramenta possui 2 cabos, utilize a ambos. Quando usar uma chave ajustável, puxe o cabo em vez de empurrá-lo. Se você não estiver certo como usar a ferramenta,  verifique o manual de utilização.

Não trabalhe com impaciência. Prenda aquilo que for necessário numa bancada ou num torno e mantenha mãos, cabelos e vestuário afastados de peças móveis. Não teste a fiação da ferramenta com os dedos.

Use roupas apropriadas para o trabalho que estiver fazendo. Se estiver serrando, lixando ou martelando, use seus óculos de segurança.

Se estiver usando uma serra elétrica, use uma máscara adequada para evitar inalação de poeira.

Se estiver trabalhando com a mesma máquina em ambientes fechados, use o protetor auricular.

Se estiver trabalhando em bancadas com peças, use o sapato de segurança.

Não use braceletes, gravatas ou vestuário folgado quando estiver usando ferramentas elétricas, pneumáticas ou hidráulicas.

Ao concluir todo o trabalho, limpe as ferramentas.


Transporte as bordas cortantes apontadas para baixo.

Providencie um lugar para guardar cada ferramenta.

Não deixe uma ferramenta fora do lugar porque você está planejando usá-la novamente no dia seguinte!.

Tomando cuidado com sua ferramenta e, sabendo como usá-las, você pode eliminar os riscos e se proteger contra ferimentos/acidentes.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.