O que é AIDS.

AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, que destrói os mecanismos de defesa do corpo humano, provocando a perda da imunidade (resistência) natural que as pessoas possuem e permitindo o aparecimento de várias outras doenças, chamadas doenças oportunistas.

A "abreviatura" AIDS vem da denominação em inglês da doença. Nos países de língua latina (Portugal, Espanha, França) costuma-se usar a sigla SIDA. No Brasil, é conhecida como AIDS.

AIDS significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se desenvolvem conjuntamente e que indicam a existência de uma doença. A AIDS é definida como síndrome porque não tem uma manifestação única, pelo contrário, caracteriza-se pelo surgimento de várias doenças sucessivas e simultâneas, que ocultam a sua verdadeira causa.

Imunodeficiência: Trata-se de uma deficiência do sistema imunológico.

"Imuno" refere-se ao sistema imunológico que é responsável pela capacidade natural que o corpo humano possui para se defender das doenças.

"Deficiência"
 quer dizer que o sistema imunológico é incapaz de defender o organismo humano das doenças que o atacam.

Adquirida: Existem formas de deficiência hereditárias. No caso da AIDS, a imunodeficiência ocorre por contágio com pessoas ou veículos (sangue, esperma, secreções vaginais) em que o vírus esteja presente.

O Vírus HIV:
Em 1983, cientistas franceses conseguiram identificar e isolar o agente causador da AIDS: era um vírus, ao qual deram o nome de LAV.

Meses depois, cientistas americanos conseguiram isolar um vírus ao qual deram o nome de HTLV lll, também causador da AIDS.

Como se tratava do mesmo vírus, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou uma proposta, que foi aceita, de chamá-lo de Vírus da Imunodeficiência Humana, cuja sigla em inglês é HIV, forma como o vírus ficou conhecido no Brasil.

Os vírus são micróbios muito pequenos que não podem se vistos a olho nu. Eles não conseguem sobreviver sozinhos, de maneira independente. Por isso, ao invadirem o organismo humano, procuram penetrar em alguma célula, tornando-se parasitas para conseguirem sobreviver e multiplicar-se.

Quando sofremos o ataque de um micróbio (vírus, bactérias, fungos), que tenta penetrar em nosso corpo, o sistema de defesa do organismo entra em ação e impede que esses invasores nos prejudiquem. Ou seja, o organismo humano é protegido do vírus e dos outros micróbios pelo sistema imunológico que podemos chamar de "polícia" do corpo humano, pelo papel de defesa que ele exerce.

O vírus HIV, ao penetrar no organismo, também vai à procura de uma célula para conseguir sobreviver e multiplicar-se. E as células escolhidas pelo vírus HIV são exatamente as células que fazem parte do sistema imunológico e que são responsáveis pela defesa do organismo. Além dessas células, o vírus da AIDS também tem atração pelas células do sistema nervoso central.

O HIV pertence a uma "família" (espécie de vírus) denominada retrovírus, ou seja, um vírus cujo código genético é formado por RNA e que para se reproduzir precisa usar o DNA de outras células.

Existem dois tipos de vírus causadores da AIDS. O HIV-1 e o HIV-2, que se diferenciam tanto pela variabilidade genética de seus códigos quanto pelas suas ações no organismo.

Segundo o pesquisador americano Richard Marlink, da Universidade de harvard, o HIV-1, o vírus que é mais comum no Ocidente, chega a ser dez vezes mais mortal que o HIV-2, que existe quase que exclusivamente na África. Esta afirmação foi feita na Vlll Conferência Internacional de AIDS, realizada em Amsterdã (Holanda), em julho de 1992.

Comentários

  1. Doença que dá medo só de ouvir falar dela!
    A única defesa segura contra ela é a prevenção. O preservativo é sempre o método mais eficiente!

    Abraços Marcio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.