CAMINHÃO MUNCK – DDS.

Procedimentos seguros para levantamento e movimentação de cargas com o caminhão Munck.
 
Vocês devem saber que o Munck é um guindaste comandado hidraulicamente e instalado sobre o chassi de um caminhão, com grande utilização na movimentação, remoção, levantamento e transporte de cargas relativamente leve.

Somente pessoas habilitadas com Carteira Nacional de Habilitação, categorias C, D ou E, podem conduzir o caminhão Munck.

Antes do inicio da atividade, verifique se as pessoas são treinadas e autorizadas para operar o caminhão Munck.

A utilização do caminhão Munck é limitada de acordo com sua capacidade e com o tipo de carga que será movimentada, cabe ao Técnico em Segurança, supervisor ou operador do Munck analisarem a viabilidade de sua utilização antes de iniciar o serviço.

A área do piso onde serão apoiadas as sapatas deve ser plana e firme e só colocar calços resistentes sob as sapatas se houver necessidade de pequena correção do nível do caminhão, verificar se os freios estão acionados e com as rodas calçadas.

A área coberta pelo raio de ação da lança e da carga deve ser isolada, sinalizada com cones e livre de quaisquer obstáculos e não permitir o trânsito de pessoas no local.

Para casos de operação perto de redes elétricas ou equipamentos energizados e, ou valas e escavações são necessárias redobrar a atenção de todos envolvidos na operação.

Antes de se iniciar qualquer operação de carga ou descarga em valas e escavações, o pessoal que estiver trabalhando naqueles locais deve ser removido, e só deve retornar ao término da operação.

Utilize somente eslingas de cabo de aço, cintas ou outro dispositivo específico para içamento da carga. Nunca utilize cordas para o içamento de cargas, elas deverão ser utilizadas apenas para posicionar/direcionar a carga.

É obrigatória a existência da trava de segurança no gancho.

Nunca permanecer sobre a carroçaria na área de alcance da lança enquanto a mesma estiver em movimento ou permaneça sob a cargas suspensas.

O operador nunca deve abandonar o Munck com a carga suspensa.

Não arrastar cargas, porque o guincho do Munck não foi projetado para tracionar, e sim para efetuar levantamento vertical.

Nunca movimentar o veículo com a carga suspensa, pois a estabilidade do mesmo ficará seriamente reduzida, gerando risco de queda da carga sobre pessoas ou equipamentos.

A movimentação do caminhão Munck de uma área para outra deve ser feita com as patolas e lanças recolhidas e posicionadas em seu berço de apoio.

O operador deverá posicionar-se em local mais afastado possível da área de atuação da lança, preservando sua segurança e de frente para a movimentação do equipamento.

O caminhão Munck deverá ser equipado com comandos duplos em ambos os lados do veículo e, com uma tabela de carga impressa fixada no caminhão.
Inspeções periódicas devem ser realizadas nos ganchos, a fim de detectar possíveis deformidades.

Inspecionar o estado dos cabos, cintas ou quaisquer outros dispositivos que serão usados antes do inicio do içamento da carga.

É nos momentos de decisão que você mostra a sua capacidade profissional.

Comentários

  1. Ao patolar um munck,se abro a minha patola esquerda a 70% da sua capacidade total de abertura,devo tb abrir a 70% da capacidade de abertura a patola direita?

    ResponderExcluir
  2. pelo contrario meu amigo,o bom mesmo é abrir as patolas totalmente para sua segurança e a dos demais nunca tenha preguiça de abrir as patolas.
    gilmar bueno

    ResponderExcluir
  3. quantas pessoas são necessária para operar caminhão munk?
    2 Obrigatoriamente

    ResponderExcluir
  4. posso movimentar a lança do caminhão muck, com carga ao local de destino

    ResponderExcluir
  5. posso retirar a carga de cima do caminhão muck e depois abrir lança com a carga, até o local de destino tenho essa duvida pois esse tipo de operação esta ocorrendo muito na empresa que trabalho é correto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa operação poderá ser executada , desde que a carga içada respeite as limitações de capacidade do equipamento , ou seja uma carga de três toneladas e o guindauto ( munck) de 12 ton metro; esta carga so poderá ser distanciada do centro de gravidade até 4 metros , você não poderá colocar esta carga a uma distancia superior a quatro metros , pois o equipamento poderá sofrer sérios danos além do risco de acidente.

      Excluir
  6. como devemos deixar o caminhão munck apos a jornada de trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalho com muki a 3 anos e sempre deixo com as patola abaixadas pra não força o fecho de molas pelo o peso do muki, e certo ??

      Excluir
  7. Boa tarde, gostaria de saber se existe alguma regulamentação, no Estado de Natal a respeito de medidas dos calços de patola. Pois vou levar meu mundo para fazer um trabalho neste Estado em empresa governamental.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia !
    No caso se eu içar uma embarcação para colocar na água utilizando cinta de 02 metros, sendo que ela fique abaixo no nível do solo ( PNEUS DO CAMINHÃO ) seria correto essa manobra. No gráfico explica ate o bico do papagaio isso seria dessa forma ou o meu centro de gravidade mudaria e eu teria de imediata um risco de tombamento?

    ResponderExcluir
  9. Que o segurança da empresa manda subir em cima por normal de segurança Pessoa não pôde subir nem ?,,

    ResponderExcluir
  10. Que o segurança da empresa manda subir em cima por normal de segurança Pessoa não pôde subir nem ?,,

    ResponderExcluir
  11. Qual NR proibi a operação do Munck sem a utilização das patolas

    ResponderExcluir
  12. Posso icar carga frontal ou seja pela frente da da gabine do caminhão sem passa por cima dentro dos limites de capacidade do equipamento?

    ResponderExcluir
  13. Boa noite
    Tenho duvidas se posso icar cargas frontal ou seja pela frente da gabine do caminhão sem que passe por cima da mesma respeitando os limites de capacidade do equipamento

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.