Colesterol – Utilidade pública.

Arteriosclerose é um termo geral usado para denominar o espessamento e endurecimento das artérias.

Esse espessamento é o depósito no interior das artérias de substâncias gordurosas junto com colesterol, cálcio, produtos de degradação celular e fibrina (material envolvido na coagulação do sangue e formador de coágulos). Parte desse endurecimento é normal e é decorrente do envelhecimento das pessoas.
O local onde esse depósito ocorre chama-se placa. As placas podem obstruir total ou parcialmente uma artéria, impedindo ou diminuindo a passagem de sangue. Sobre as placas podem se formar coágulos de sangue, denominados de trombos que, ao se soltarem, provocam embolias arteriais. Quando isso acontece no coração, temos o ataque cardíaco ou o infarto do miocárdio; quando no cérebro, provoca a embolia ou a trombose cerebral.
Trata-se de uma doença de progressão lenta e que pode se iniciar desde a infância. Em algumas pessoas atinge a maior intensidade de progressão na terceira década e noutras somente depois da quinta ou sexta década.
Os fatores desencadeantes da arteriosclerose são os mesmo citados como fatores de risco de doenças cardiovasculares.
As gorduras do sangue - os lipídios - são compostos principalmente pelo Colesterol, o HDL Colesterol (chamado de o bom colesterol), o LDL Colesterol (chamado de o mau colesterol) e os Triglicerídeos.
As gorduras saturadas são a principal causa da elevação dos níveis sanguíneos de Colesterol.
A principal fonte dessas gorduras vem dos animais e de certas plantas. Aí se incluem carne de gado, porco, manteiga, leite, queijo e outros alimentos derivados do leite. São todo que contêm colesterol e gorduras saturadas.
Das gorduras de plantas está incluído o gordura de coco, azeites tropicais, manteiga de garrafa, manteiga de cacau.
As gorduras não saturadas ajudam a diminuir os níveis de colesterol do sangue quando são usadas na alimentação, como substitutos das gorduras saturadas.
Mesmo as margarinas preparadas com essas gorduras devem ser usadas com moderação.

Leia o Jornal Segurito nº 66.

Comentários

  1. POis é Marcio. Algumas margarinas são tão gostosas que é difícil controlar e comer pouco. Mas o controle é essencial para manter as artérias em dias. Prometo que depois dessa notícia vou me policiar mais, é para meu próprio bem...

    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.