28 de abril - dia internacional em memória ás vítimas de acidentes e doenças do trabalho.




Vinte e oito de abril, Em diversos continentes, eventos homenageiam, de maneiras diferentes, aos trabalhadores vítimas de doenças e acidentes.

É, para os trabalhadores, o dia internacional, lembrança aos colegas mortos, manifesto sindical, chamando atenção do mundo para um problema real.


Essa data instituiu-se para manifestação no ano sessenta e nove quando exercendo a função setenta e oito mineiros morreram numa explosão.


Isso ocorreu na Virgínia, um estado americano, e após quase quatro décadas e meia que aconteceu esse dano se constatam infelizmente novas vítimas todo ano.


Os que se juntam na rua em torno do manifesto fazem enterro simbólico no momento do protesto e há razão suficiente pra justificar o gesto.



As passeatas comportam ativos e inativos, comungando ao mesmo tempo os mesmos objetivos, relembrando os que estão mortos, defendendo os que estão vivos.



É pedida nesse dia uma atuação constante contra acidente fatal, doença incapacitante, que segundo as estatísticas têm ocorrido bastante.



Nessa data é discutida a legislação local, faixas, cartazes, discursos, sempre o mesmo ritual, cobrando rigor nas normas de segurança geral.



Trabalhadores exigem condição satisfatória, os mártires da mesma luta têm resgatada a memória, as injustiças não podem ficar à margem da história.



Visam a fazer as pessoas tomarem conhecimento, higidez e segurança dependem de investimento e a prevenção custa menos do que qualquer tratamento.



As tragédias deixam claro o que deve ser mudado, a comparação é feita quando o pretérito é lembrado, o presente é refletido e o futuro é preparado.



Os acidentes ocorrem do escritório ao cascalho, categorias discutem sobre o que ainda está falho, propondo o melhoramento das condições de trabalho.



O fato de, atualmente, ser comum se ver alguém contaminado por sílica, por amianto também, mostra que o Brasil precisa de mais prevenção do que tem.



Há condições adversas de pessoas conduzidas a trabalhar com mercúrio, a lidar com pesticidas. Uma simples negligência pode custar muitas vidas.



Incidências de operários que de asbestose padecem, os que de máquinas são vítimas, os que de câncer falecem, muitas delas, evitáveis, freqüentemente acontecem.



Acidentes e doenças ocorrem em todo reduto, segundo a OMS, pode o gasto absoluto chegar a quatro por cento do produto interno bruto.



É cobrado mais empenho das empresas do país, mais atuação das CIPAs, disposição de EPIs, tendo ambiente seguro, há trabalhador feliz.



A OIT deixa claro quanto ao assunto: acidente, cerca de três mil pessoas são vítimas diariamente, essa estatística precisa reduzir daqui pra frente.



Nesses quarenta e dois anos a tragédia é relembrada, foi, em diversos países, essa data incorporada. Uma causa quando é justa não pode ser desprezada.



Aqui não é diferente, vinte e oito de abril, um projeto no Congresso tramitou desde dois mil, pra oficializar esta data Brasil.




Autores: Antonio de Lisboa e Edmilson Ferreira.




Nota:

Já que está data importante está se aproximando, o Blog ressalta alguns pontos importantes e dicas para deixar seu trabalho mais seguro:



Realize treinamentos disponibilizados pela e empresa;



Se seu cargo exigir o uso do EPI, utilize-os;



Se não souber manusear, peça ajuda no departamento responsável;



Mantenha-se bem informado sobre os riscos que sua função possui;



Conserve seu ambiente de trabalho organizado;



Respeite as normas internas do seu trabalho e pratique suas tarefas com segurança!



Alimente-se e durma bem.




Valorize a única vida que você tem!





























































Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.