DIFÍCIL DECISÃO

É frequente que ex-alunos do curso de técnico de segurança do trabalho me façam questionamentos de como devem proceder em situações onde estão cientes de que a empresa agiu de forma errada, porém estão sendo solicitados a defenderem a empresa. Caso defendam a empresa, há um problema ético envolvido, porém se não o fizerem, podem ter até o emprego comprometido.

O que fazer?

Antes de tudo, acho que é bom ficar claro, o que qualquer empresa (tanto as empresas boas, quanto as péssimas) espera na contratação de um técnico em segurança do trabalho em relação a problemas relacionados a acidentes. A empresa espera que não ocorram mais acidentes e que caso aconteçam tenha como se defender.

Então, digamos que temos uma perícia marcada, relacionada a um acidente onde o colaborador queimou as mãos ao tentar apagar o fogo iniciado por um curto circuito em determinado equipamento e que o problema ocorreu por falta de manutenção e o extintor do setor estava descarregado.

Ou seja, pense em uma situação onde não há dúvida sobre responsabilidade da empresa.

O que devemos ter em mente que acidentes podem ser previstos, mas infelizmente acontecem. E apesar de sabermos que a empresa é responsável pela situação, nossa função e apresentar todos os pontos positivos realizados pela empresa.

Em relação ao nosso exemplo, podemos demonstrar as inspeções dos extintores indicando que foi uma falha pontual, o registro do treinamento de brigada da empresa, a orientação realizada ao colaborador, os simulados realizados periodicamente, etc.

Ao apresentar todos os registros citados, estamos mantendo a ética profissional e ao mesmo tempo defendendo a empresa.

Caso não tenha nada para a defesa ou você não está fazendo o seu serviço ou é melhor procurar uma nova empresa para não ser responsabilizado.

Pense nisso!



Jornal O Segurito.

Comentários

  1. É verdade a responsabilidade existe e é preciso excercer a profissão para evitar problemas maiores, e se livrar de consequências que poderão vir..;.

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.