Em uma palavra.

Caso tivéssemos que definir ergonomia em uma única palavra, qual seria?  Pode pensar!!  Eu utilizaria a palavra conforto.

Vejamos um exemplo: imagine que você trabalha em um banquinho de madeira sem encosto ou estofado, sentado durante todo o expediente. Você se sentirá confortável?

Agora imagine que a empresa comprou uma cadeira com estofamento adequado, injetado, com os ajustes necessários, encosto e apoio para braços, porém o ambiente é extremamente quente e ruidoso. Você se sentirá confortável?

No entanto, a empresa comprou um ar condicionado e resolveu o problema do ruído, mas a atividade na sua empresa é no “chicote”, com o chefe lhe pressionando direto. Você se sentirá confortável?

Concluindo, podemos perceber que para trabalhar em um posto de trabalho ergonômico seria necessário o mobiliário e ambiente adequados, além de estar me sentindo bem física e psicologicamente.

Quando você conseguir um posto de trabalho assim, pode me chamar que eu estou indo.

Infelizmente ou felizmente o ser humano é extremamente exigente e vive em contínua mudança, ou seja, o que está adequado hoje, não necessariamente me dará conforto amanhã.

Agora, caso eu pudesse utilizar mais duas palavras na definição da ergonomia, eu introduziria as palavras saúde e produtividade.


J.O Segurito.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.