GASES DE EXAUSTÃO DE MOTORES – DDS.


Você já teve a oportunidade de ouvir reclamação de pessoas que trabalham ou se exercitam na rua durante as horas de maior movimento de carros, algumas vezes se queixam de cansaço e de dores de cabeça.


Pões é, para envenenar o ar, não é necessário que milhares de motores estejam funcionando e expelindo gases. Basta apenas um para fazê-lo.


Utilizando dispositivos para diluir os gases de exaustão, o ambiente fica mais seguro para quem trabalha e ou pessoas que se exercitam numa área aberta ou fechada onde possa estar operando pequenos carros, ônibus, caminhões ou empilhadeiras.

Eis porque é tão importante ter um bom suprimento de ar fresco onde gases de exaustão seja problema: um único motor a gasolina, ou a gás, quando funcionando a plena carga, libera cerca de 3 a 4% de monóxido de carbono (CO) e cerca de 10 a 13% de dióxido de carbono (CO2).


O restante em grande parte é nitrogênio e pequenas quantidades de outras impurezas. Assim sendo, é fácil compreender porque uma pequena empilhadeira, que queima 3 litros de combustível por hora, deve ser operada somente em locais ventilados o suficiente para expelir os gases e manter o ar puro no local de trabalho ou lazer.


Ar puro significa operar as empilhadeiras somente em áreas planas ou aumentar a ventilação se o local for pequeno e fechado.


Muita ventilação é uma boa ideia porque é preciso muito ar puro para diluir os gases de exaustão. O monóxido de carbono encontrado em motores a gasolina é o resultado da queima incompleta na combustão da gasolina.



Este gás é altamente nocivo à nossa saúde, pois o “CO” penetra facilmente no sangue que é responsável pela respiração celular.



Uma vez estando em ambientes fechado (armazém, depósito ou galpões fechados) e tendo que aquecer motor de veículos a combustão, recomenda-se que se dê a partida e em seguida retire o veiculo imediatamente para um ambiente arejado.


Se isso não for possível, procure afastar-se do local e providencie ventilação suficiente para diluir os gases existentes no local.

Comentários

Postagens mais visitadas

ATITUDE – DDS de reflexão.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.