PERGUNTINHAS DO PPP.

Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento que reúne dados sobre a história do trabalhador, descrevendo dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica de todo o período de trabalho com o objetivo de analisar o direito a aposentadoria especial.
Isto todo mundo já sabe, mas o que eu gostaria de alertar é em relação às perguntas do item 15.9 - atendimento aos requisitos das nr-06 e nr-09 do mte pelos epi informados que só têm as opções sim ou não.
Estas perguntinhas podem nos deixar de saia justa, por não ter como responder positivamente, mas qual empresa vai aceitar responder negativamente qualquer uma destas questões, senão vejamos:
Pergunta 1: Foi tentada a implementação de medidas de proteção coletiva, de caráter administrativo ou de organização do trabalho, optando-se pelo EPI por inviabilidade técnica, insuficiência ou interinidade, ou ainda em caráter complementar ou emergencial?
Esta é a mais complicada para responder o SIM. Na maioria das empresas, será muito difícil conseguirmos provar que o EPI é a única solução técnica viável e que tudo mais, já foi tentado.
Pergunta 2: Foram observadas as condições de funcionamento e do uso ininterrupto do EPI ao longo do tempo, conforme especificação técnica do fabricante, ajustada às condições de campo?
Para responder a esta pergunta com tranquilidade devemos ter um sistema de registro em relação ao treinamento, fornecimento e inspeção do uso (atentar principalmente para este último item).
Pergunta 3: Foi observado o prazo de validade, conforme Certificado de Aprovação do MTE?
Periodicamente verifique a data de validade do CA no site do MTE.
Pergunta 4: Foi observada a periodicidade de troca definida pelos programas ambientais, comprovada mediante recibo assinado pelo usuário em época própria?
Deve ser estabelecido um período de troca do EPI e manter registro deste procedimento.

Pergunta 5: Foi observada a higienização?

A responsabilidade pela higienização dos EPI’s pode ser passada para o colaborador se este for treinado e periodicamente inspecionarmos se o procedimento está sendo seguido.

Jornal o Segurito.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.