Primeiros Passos.

Passamos pela estressante procura de um emprego. Fizemos entrevistas, dinâmicas de grupo, avaliação psicológica e enfim contratados. Primeiro uma justa sensação de alívio. Mas, e agora, o que fazer?
O primeiro passo do profissional que acabou de entrar na empresa é fazer o diagnóstico de como está a situação do setor. Porém, antes desta avaliação específica é preciso conhecer o processo, saber exatamente o que é produzido e como é produzido, entender como funciona a política interna na empresa, quem tem poder de comando, quem facilita e quem complica para a segurança do trabalho.
Abaixo vamos listar algumas das ações que devem ser seguidas, ao entrar em uma nova empresa. As etapas não estão listadas em ordem cronológica:
a) Identificar as pendências imediatas.
b) Verificar quais são as nossas atribuições na empresa (pode ter certeza que você terá algumas atribuições não relacionadas à segurança do trabalho).
c) Buscar os itens que podem levar a empresa a ser notificada e multada.
d) Analisar o histórico dos acidentes que ocorrem com maior frequência.
e) Avaliar o engajamento da CIPA e da Brigada.
f) Bater um papo com os líderes da manutenção (este setor pode ser seu braço direito ou te deixar maneta. É essencial ter uma boa relação com os profissionais desta área e com o setor de compras).
g) Solicitar a Convenção Coletiva de Trabalho (para analisar direitos de segurança específicos para aquele ramo de atividade).
h) Organizar documentação física e digital.
Por fim, o óbvio, elaborar um plano de ação para todas as atividades detectadas.


Jornal o Segurito.

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.