PERMISSÃO DE TRABALHO – PT.


Para a Segurança do Trabalho ter eficácia nas suas atividades é necessário total parceria com os demais setores da empresa, pois será humanamente impossível o profissional identificar todas as atividades não rotineiras que estejam sendo realizadas na empresa, caso não seja formalmente informado.
Para isso, as empresas adotam a Permissão de Trabalho, documento obrigatório para todas as atividades de manutenção, operacionais ou de risco elevado.
Em algumas empresas, o setor de segurança do trabalho define quando será necessária a emissão de PT. Deveremos no mínimo emitir PT nas atividades que envolvam: Energia Elétrica, Trabalho em Altura, Contato com Produtos Químicos, Espaço Confinado, Trabalho a Quente e Demolição.
Estabelecendo este documento, fica obrigatório informar a atividade para o setor de segurança, antes do seu início para que sejam avaliados os riscos e posteriormente permitida ou não a sua execução.
O documento deverá ser emitido em duas vias (uma via fica com a Segurança do Trabalho e a outra fica com o executante da atividade).

O referido formulário possui a assinatura da Segurança do Trabalho, do Executante e do Supervisor do Setor.
Esta permissão terá período de validade, sendo permitida sua prorrogação após a reavaliação dos riscos.
A importância deste documento é que ao ser orientado sobre a atividade, o profissional que irá executar o serviço estará formalizando o compromisso em seguir as orientações. Além disso, não terá como dar a desculpa de que não havia entendido suas obrigações, pois assinou o documento com todos os itens indicados para a execução da tarefa.

Leia O Segurito.

Comentários

  1. Gostei, estou fazendo curso e tenho apresentação para semana que vem sobre es te assunto. sabe onde posso conseguir um modelo de PT e APT para baixar?

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse assunto, estou fazendo esse curso e sou apaixonada pela segurança no trabalho, o PT é um documento muito importante para as empresas.

    ResponderExcluir
  3. Excelente Pauta. Permissão de Trabalho elimina muita dor de cabeça.
    https://vivendobemhoje.com/

    ResponderExcluir
  4. o meu encarregado não que assinar a PT pois estamos trabalhando enregular o que eu faco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.