IDEIAS PARA SUA SIPAT - DDS.


A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho tem o objetivo de conscientizar sobre a importância de conservar e proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
 
 
Para uma boa SIPAT o principal é a criatividade, lógico que dinheiro será necessário, mas devemos lembrar que o objetivo é difundir conhecimento e aumentar a conscientização dos colaboradores.
 
 
Abaixo algumas idéias para animar a sua SIPAT.
 
 
Acerte o preço: separe EPIs diversos e os coloque em um vasilhame, verifique o preço unitário e abra as inscrições para que os trabalhadores possam dar palpites de quanto custa a somatória dos EPIs. A principal importância desta brincadeira é para que os trabalhadores tenham noção do custo que a empresa tem com o fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual.
 
 
Desmascarando o mascarado: algum trabalhador irá vestir diversos EPIs, de tal forma que não se consiga identificá-lo. Os demais trabalhadores tentarão adivinhar quem é por meio de palpites.
 
 
Show da Segurança: é um total plágio do Show do Milhão realizado pelo Sílvio Santos, porém as perguntas deverão ser relacionadas à segurança do trabalho.
 
 
Imagem e Ação: similar ao clássico jogo, a diferença é que teremos na equipe uma pessoa que por meio de mímica ou desenho deverá passar aos demais componentes palavras relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho.
 
 
Stands: tente junto a empresas que fornecem EPIs, em geral já possuem material pronto. Também não é difícil de conseguir stands com temas relacionados à área de saúde.
 
 
Teatro Itinerante: caso você tenha uma verba mais folgada, contrate um ator para, de forma bem descontraída, passar por todos os setores fazendo brincadeiras e perguntas relacionadas à segurança, em troca de pequenos brindes.
 
 
Diga a Rota e o Risco: vamos fazer perguntas aos colaboradores sobre qual a rota de fuga e os riscos relacionados à sua atividade.
 
 
Paródia: os colaboradores farão paródias de qualquer música, porém tendo por tema a Saúde e Segurança do Trabalho.
 
 
Alô SIPAT: em horários aleatórios ligue para os ramais da empresa e ganhará um brinde quem atender dizendo: - Alô SIPAT.
 
 
Caso você tenha uma boa verba, estabeleça brindes para todas as atividades. Caso não seja possível, abra prazo para inscrição de equipes e durante a semana serão realizadas as tarefas e ao final, com base em pontuação por tarefa realizada, premiaremos a equipe vencedora.Além de tudo o que foi citado, não pode esquecer-nos das palestras de segurança ministrada por um profissional da área ou não.
 
 
É interessante que haja algum tipo de incentivo para a participação, um brinde barato são bombons de chocolate.
 
 
O Segurito.

 

"Prevencionista, se você gostou, compartilhe esse blog com seus amigos e um dia verá que essa atitude faz parte da sua história”.

 

Comentários

  1. POxa muito legal!!!! farei no minimo umas tres em minha empresa para distribuir brindes! os ganhadores da gincanas daremos presentes. ajudou muito !obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.