27 de novembro: Dia de lembrar o profissional prevencionista.


Os trabalhadores contam com dois aliados na linha de frente na luta pela promoção e execução da proteção ao trabalho. Tanto os engenheiros de Segurança do Trabalho quanto os técnicos de Segurança do Trabalho caminham juntos em busca dos mesmos objetivos, que são o de assegurar condições mais dignas de saúde e segurança aos trabalhadores.
 
Para fortalecer a dedicação e o empenho destes dois profissionais, o dia 27 de novembro foi adotado como o dia do técnico e do engenheiro de segurança. A data celebra o dia em que ambas as profissões foram regularizadas pelo Ministério do Trabalho por meio da Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985.
 
No entanto, os dois já desempenhavam suas funções muito antes dessa data, uma vez que os prevencionistas, como são chamados os profissionais de SST, sempre se preocuparam com o bem-estar no ambiente de trabalho.
 
Além de atuarem na prevenção de acidentes de trabalho, o técnico em Segurança do Trabalho e o engenheiro de Segurança do Trabalho, único profissional com pós-graduação reconhecida por lei, também zelam pela integridade física e mental do trabalhador.
 
Desta forma, auxiliam o empregador, a fim de criar um ambiente laboral que se adeque às normas de SST, mais conhecidas como Normas Regulamentadoras, responsáveis por estabelecer a obrigatoriedade de serviços e programas relacionados à saúde e segurança no ambiente de trabalho.
 
FUNÇÕES:
 
Entre as atividades desenvolvidas pelo técnico em Segurança do Trabalho estão o dever de informar tanto o empregador, por meio de parecer técnico, quanto os trabalhadores sobre os riscos, orientando os quanto às medidas para eliminá-los. Para isto, eles precisam analisar os processos de trabalho e identificar os fatores de riscos de acidentes e doenças do trabalho.
 
Também cabe ao técnico executar medidas de segurança e programas de prevenção com a participação dos trabalhadores, avaliar os resultados destas ações, promover a capacitação do trabalhador e orientar terceiros quanto à SST.
 
O engenheiro, por sua vez, estuda as condições de segurança dos locais de trabalho, das instalações e das máquinas e equipamentos, identificando seus pontos de risco e projetando dispositivos de segurança; planeja e desenvolve a implantação de técnicas relativas a gerenciamento e controle de riscos, vistoria, avalia e indica medidas de controle sobre o grau de exposição a agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos. Também analisa riscos, acidentes e falhas, investigando causas e propondo medidas preventivas e corretivas, entre outras competências.
 
Apesar de cumprirem e exercerem funções distintas, o engenheiro e o técnico de Segurança possuem atividades que se complementam no dia a dia da prevenção de acidentes e no bem-estar dos trabalhadores. Para lembrar a importância destes dois profissionais, serão realizadas diversas atividades pelo país em alusão a data.
 
Abaixo, você confere algumas programações:
 
Amazonas:
 
O SINTEST-AM promove seu evento alusivo à data, dia 27 de novembro, no Auditório do Taj Mahal Continental Hotel, em Manaus. Mais informações pelos telefones (92) 9116-8247/ 3304-4158 ou pelo e-mail sintest@sintestam.org.br.
 
Ceará:
 
O Instituto CENTEC/ EEEP Ícaro de Sousa Moreira promove a IV Sipat do Ensino Médio Integrado 2012, com diversas programações, de 26 a 30 de novembro, em Fortaleza. Mais informações (85) 9601-1169 / 8649-0514 ou pelo e-mail: julioedemia@hotmail.com.
 
Paraíba:
 
O SINTEST-PB realizará, em João Pessoa, o III Encontro Estadual dos Técnicos de Segurança do Trabalho. Ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro, no SESI e SRTE-PB, respectivamente. Mais informações (83) 8895-0450/8880-2736 ou pelo e-mail sintest.pb@oi.com.br  nivaldobtecnico@hotmail.com.
 
Pernambuco:
 
A FUNDACENTRO realiza nos dias 26 e 27 de novembro o II Seminário sobre Saúde e Segurança do Trabalhador do Vale do São Francisco, no Auditório do Senai, em Petrolina. Mais informações pelos fones (87) 3862-2417 / 8868-6530 ou pelo e-mail asseapetrolina@gmail.com.
 
Rio de Janeiro:
 
O SINTSERJ realiza seu evento no dia 27 de novembro no Auditório do Teatro Municipal João Caetano, em Itaboraí. Informações e inscrições pelos telefones (21) 2481-5912 / 3639-0163 ou pelos e mails sintserj@ig.com.br / secretaria@sintserj.org.br ou sintserj@sintserj.org.br.
 
A SOBES realizará diversos eventos referentes à data. No dia 27 de novembro realiza o Seminário Internacional de Manotecnologia, no dia 28 a eleição da diretoria e metade do conselho da SOBES e SOBES-RIO, dia 29 o "Dia Estadual de Redução de Desastres", em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro - CBMERJ e dia 30 de novembro o 3º Congresso de Engenharia de Segurança do trabalho. Mais informações no site www.sobes.org.br.
 
A ABPA- Associação Brasileira para Prevenção de Acidente realiza no dia 27 de novembro evento em seu auditório, onde serão ministradas palestras com o tema "A importância dos profissionais de segurança do trabalho nas empresas". Mais informações pelo telefone (21) 2233-9033 ou pelo -email treinamentorj@abpa.org.br.
 
Rio Grande do Sul:
 
A Associação Regional dos Técnicos em Segurança do Trabalho - ARTEST realiza no 24 de novembro um evento em comemoração ao dia do TST em Nova Prata. Também no dia 24 o SINDITEST-RS realiza o 4º Encontro dos Técnicos em Segurança do Trabalho da Região Central do Estado, em Santa Maria. E no dia 27 de novembro ocorre o tradicional jantar de confraternização em Porto Alegre. Mais informações (51) 3347-8604 ou pelo e-mail nilson.laucksen@fiergs.org.br.
 
No dia 27 de novembro a ARES - Associação Sulriograndense   de Segurança do Trabalho realizará um jantar em comemoração à data que coincidirá com a posse da nova diretoria.
 
Santa Catarina:
 
A Bergo Treinamentos estará realizando um café em homenagem aos profissionais de Segurança do Trabalho no dia 30/11 em sua sede, em Jaraguá do Sul. Na ocasião também será comemorado o 18º aniversário da empresa que ocorre dia 1º de dezembro. Mais informações (47) 9132-4466 / 3274-4303 ou pelo e-mail consultorcarlos@bergo.com.br.

São Paulo:

O SINTESP realiza evento em comemoração ao dia nacional do Técnico de Segurança do Trabalho e aos 30 anos de representação dos técnicos de Segurança do Trabalho, que ocorre dia 27 de novembro, na Câmara Municipal de São Paulo. O evento é gratuito com inscrições limitadas. Mais informações pelo fone (11) 3362-1104 ou pelo e-mail eventos@sintesp.org.br.
 
Também ocorre no dia 23 de novembro o II Encontro de Técnicos de Segurança do Trabalho de Campinas e Região, no SENAI Amoreiras, em Campinas. Informações e inscrições pelo e-mail pradocorrea@bol.com.br.
 
Sergipe:
 
Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, o SINTEST/SE realizará o I Encontro Integrado de Profissionais de Segurança do Trabalho do Estado de Sergipe, no Auditório Padre Melo, na Universidade Tiradentes, em Aracaju. Mais informações pelo e-mail waltermonteiro30@hotmail.com.

 
Redação Revista Proteção.

 

"Prevencionista, se você gostou, compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.


Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.