DEIXA O SANGUE PASSAR – DDS.

Há vários fatores que podem trazer riscos ergonômicos, vou comentar sobre dois deles: Esforço Estático e Compressão Mecânica.


O sangue chega aos nossos músculos por capilares, ou seja, tubos bem finos que nutrem e retiram os subprodutos do nosso metabolismo muscular.


Quando o fluxo de sangue nestes tubos sofre determinado grau de restrição, começa a haver a fadiga dos músculos, ou seja, ambos os problemas são decorrentes de uma dificuldade na circulação sanguínea.
 

A compressão mecânica ocorre quando você tem contato de uma parte do corpo com um objeto rígido. Por exemplo, o braço na borda de uma mesa que não seja boleada, como conseqüência desta compressão há dificuldade da passagem do sangue.
 

No caso do esforço estático ocorre quando você faz uma contração muscular, como por exemplo, quando carregamos uma caixa pesada.
 

Nessas atividades, ocorre aumento da pressão sanguínea, assim como pressão interna dos músculos com um conseqüente estrangulamento dos capilares.
 

Então qual a solução?

 

Dessa forma, é imprescindível haver uma avaliação detalhada do posto de trabalho, determinar freqüentes pausas nas atividades que são desenvolvidas, proporcionando que em segundos o sangue volta a circular no corpo, favorecendo de imediato a nutrição dos músculos.

 

O Segurito.


"Prevencionista, se você gostou, compartilhe esse blog com seus amigos e um dia verá que essa atitude faz parte da sua história”.


 

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.