FERRAMENTAS PNEUMÁTICAS – DDS.

O ar comprimido é imprescindível a qualquer indústria e pode ser considerado tão importante como a energia elétrica, pois graças a ele muitas ferramentas podem ser movimentadas.

Principais ferramentas pneumáticas; Parafusadeiras; Furadeira; Lixadeiras; Esmerilhadeira; Rebitadores; Grampeadores; Serras e Tesouras.

Ferramentas pneumáticas oferecem riscos similares às ferramentas elétricas do mesmo tipo.

Tubulações de ar, assim como condutores elétricos, devem ser manuseadas com o máximo cuidado.

Quando da utilização de ferramentas pneumáticas, faz-se necessário o uso de proteção facial para evitar acidentes nessa região do corpo.

O operador deve ser orientado para não usar equipamento de ar para limpar suas roupas ou cabelo, pois contém impurezas, tais como partículas de óleo e graxa que poderão causar sérias dermatites, além do que um jato de ar proveniente de uma mangueira poderá romper um tímpano, arrancar um olho de sua órbita e causar hemorragia.

Alguns acidentes com ferramentas pneumáticas são provocados pelo chicoteamento da mangueira, quando há ruptura ou deslocamento da conexão.

O operador de uma furadeira pneumática deverá estar sempre alerta para uma possível quebra da broca, pois além da projeção de fragmentos de metal, esta quebra poderá desequilibrá-lo e provocar sua queda.



 

"Prevencionista, se você gostou, compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.



Comentários

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.