ANJO CALCULISTA.

Tenho muito medo desta história que o profissional de segurança é o anjo da empresa.

Concordo que temos uma atividade gratificante, pois podemos evitar que pessoas adoeçam, se acidentem ou até morram, mas dentro de uma empresa nosso sentimento deve ser outro.

Como assim?

Além do SESMT da empresa, temos diversos outros setores, como Contabilidade, Manutenção, Compras, Logística, Qualidade, Almoxarifado, etc.

Sim, e aonde você quer chegar?

E daí que todos estes setores quando vão pedir dinheiro para a Direção, não utilizam como principal argumento a doença do colaborador, mas sim o lucro que irão obter ou o prejuízo que evitaram com o dinheiro investido em seu setor.

Muitos profissionais de segurança esquecem que trabalham em uma empresa que precisa dar lucro e não é um setor superior para o qual o patrão tenha obrigação de dar dinheiro.

Para o patrão, em geral, não somos os tais anjos, para muitos empresários somos profissionais que só foram contratados devido a uma obrigação legal. Ou seja, se queremos ter dinheiro, precisamos de argumentos bem convincentes.

É muito pouco dizer que o colaborador vai ficar doente da coluna se não comprarmos uma nova paleteira, pois como não temos como precisar quando o colaborador irá adoecer conseqüentemente alguns entendem que é uma ação que pode esperar.

Então o que eu faço?

Tente identificar todos os custos envolvidos na atividade em que você precisa do investimento, por exemplo, comece levantando a taxa de absenteísmo daquele setor, depois calcule quanto dinheiro foi perdido com os afastamentos, verifique o número de horas extras utilizadas para compensar os afastados, identifique também se há colaboradores com auxílio doença com código 91, e quais as doenças que podem ser geradas por ter nexo por NTEP e se há processos trabalhistas no setor para o qual estamos solicitando o investimento, etc.

Além de tudo isso, precisamos demonstrar que de dois a três anos, teremos o retorno do valor investido.

Ou seja, não adianta reclamar que o dinheiro só vai para determinado setor, precisamos utilizar as mesmas armas dos outros setores e provar que o investimento em segurança é rentável.

Seja anjo, mas sempre tenha uma calculadora guardada nas asinhas.


Para receber mensalmente o Jornal Segurito, envie e-mail para jornalsegurito@hotmail.com


 



"Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

  1. Para receber mensalmente o Jornal Segurito, envie e-mail para jornalsegurito@hotmail.com

    Um abraço,

    Prof. Mário Sobral Jr

    ResponderExcluir
  2. As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.