Você sabe o que é Peróxidos – DDS.

Os peróxidos fazem parte de uma classe de compostos químico extremamente instável. São substâncias explosivas, daí o cuidado no seu manuseio, procurando-se evitar choques, atritos e outra fonte de ignição. Alguns peróxidos são mais sensíveis ao choque do que alguns explosivos primários como o TNT (trinitrotolueno).

Os peróxidos têm uma meia-vida específica ou um grau de decomposição que varia com as condições de estocagem. Em geral, os peróxidos são irritantes ao aparelho respiratório, pele e olhos.

Todos os peróxidos devem ser armazenados em uma área fresca e ventilados, isolados de materiais orgânicos e os frascos devem ser devidamente identificados.

Compostos formadores de Peróxidos:

Aldeídos, éteres, acetato de vinila, tetrahidrofurano, etc., formam peróxidos explosivos quando expostos ao ar e à luz. Existem vários testes colorimétricos para a identificação de peróxidos em éter. Se o líquido estiver contaminado, ele pode ser recuperado através de uma coluna cromatográfica de alumina, até que o teste apresente resultado negativo.

Jamais destilar éter sem antes fazer o teste de peróxido. Os frascos contendo éter etílico devem ser datados no momento de sua abertura e mensalmente testados. Se apresentar resultado positivo deve ser recuperado ou descartado.

As substâncias abaixo, devem ser descartadas entre 3 e 6 meses após o início do seu uso:

Éter etílico, Éter Isopropílico, Éter Tert-butílico, Cloreto de Vinilideno, Divinil Acetileno.

As substâncias abaixo, devem ser descartadas entre 6 e 12 meses após o início do seu uso:

Tetrahidrofurano, dioxano, ciclohexano.

Tenha muito cuidados no Manuseio de Peróxidos:

O uso de peróxidos deve ser limitado à quantidade mínima necessária. Qualquer respingo de peróxido deve ser imediatamente limpo. Espátulas de metal não devem ser usadas para manusear peróxidos; e sim, de madeira ou cerâmica.

Evitar fontes de calor. Soluções de peróxidos devem ser armazenadas em frascos de polietileno com tampas esmerilhadas, jamais frascos de vidro. Evitar qualquer tipo de impacto tais como, moagem, fricção, etc..

Para minimizar a decomposição, os peróxidos devem ser estocados em temperaturas baixas, de acordo com a sua solubilidade e ponto de congelamento.


Descarte de Peróxidos em pequenas quantidades:

Os peróxidos devem sempre ser descartados na forma diluída e nunca pura. Pequenas quantidades (25 gramas ou menos), geralmente são descartadas após diluição com água para uma concentração de 2% ou menos, e então transferidos para um frasco de polietileno contendo uma solução aquosa de um agente redutor, tal como sulfato ferroso ou bissulfito de sódio. Dessa forma, o material pode ser manuseado como rejeito químico, mas nunca misturado com outros rejeitos.

Descarte de Peróxidos em grandes quantidades:

Quantidades maiores (acima de 25 gramas) requerem manuseio especial, sendo cada caso considerado separadamente.




"Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.


Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.