COMO SE PROTEGER DE RAIOS – DDS.

Milhares de pessoas são vítimas de raios todos os anos no Brasil e no mundo. Particularmente a região (Vale do Paraíba) tem um alto índice de ocorrência de raios. Então seguem alguns conselhos para se prevenir contra essa ameaça natural.

Se ouvir um trovão, é porque raios já estão caindo a sua volta, quanto menor for o tempo em que você escuta um trovão e vê um raio, mais próximo de você ele está. O trovão é o som produzido pelo raio ao aquecer rapidamente as partículas de ar a sua volta, produzindo uma violenta onda de choque.

Se estiver numa praia, vá para um abrigo seguro. A água do mar é salgada e boa condutora de eletricidade. Se estiver no campo, procure abrigo seguro. Raio é coisa séria.

O que fazer durante os raios:

Os raios causam a morte de cerca de 100 pessoas e ferimentos em 1000 pessoas por ano em no país. Sendo 25% desses números no estado de São Paulo. Assim, veja dicas de segurança.

IMPRESSIONANTE: Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir seus pêlos arrepiados ou sua pele coçar é indício de que um raio está prestes a cair! Nesse momento, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não deite no chão.

Não saia na rua ou não permaneça durante tempestades. Nesses casos, procure abrigo nos seguintes lugares:

Moradias ou prédios que possuem proteção contra relâmpagos; em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis; em grandes construções.

Se estiver dentro de casa:

Não use o telefone, a não ser que seja sem fio; fique próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; toque em qualquer equipamento elétrico ligado à rede elétrica.

Se estiver na rua, evite:

Não se apoiar ou segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe; empinar pipas e aeromodelos com fio; andar a cavalo; nadar.

Não vá aos seguintes lugares que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra relâmpagos:

Pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos; veículos sem capota, tais como tratores motocicletas ou bicicletas; estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica; topos de morros; terraço de prédios; áreas abertas, campos de futebol ou golfe; estacionamentos abertos e quadras de tênis; proximidade de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos; proximidade de árvores isoladas; estruturas altas, tais como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.


“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.


 

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.