É CARNAVAL.

Algumas dicas para aproveitar bastante os festejos momescos.

O Carnaval é um evento festivo marcante e grandioso com características peculiares, envolvendo multidão programação longa e intensa,  música alta e estimulante com Grande exposição a bebidas alcoólicas e outros estimulantes.

Tais características exercem alterações significativas na nossa rotina, nossos hábitos e também no nosso comportamento. Não é incomum verificar excessos nesta época, visto que a exposição a esses fatores tendem a provocar comportamentos mais permissivos, menos controlados e muito distintos da nossa rotina habitual.

Aumente a sua energia, reduzindo o consumo de bebidas alcoólicas! Reabasteça a festa com doses de cuidado, hidrate-se e alimente-se adequadamente e cuidado especial com as crianças.

Contagie as pessoas com o bom humor, descanse o suficiente entre um dia e outro!

Multiplique a sua alegria, levando para o circuito uma atitude de alegria! Dissemine a paz e não realize nem responda a provocações! O cuidado também é uma fonte inesgotável alegria!

Dicas para viajar com segurança:

Ao planejar sua viagem, programe também uma revisão para seu carro, cheque os pneus e o estepe e não se esqueça de calibrá-lo, verifique os faróis e luzes de segurança, veja se os documentos do carro e os seus estão em dia, nunca dirija alcoolizado.

 Além do risco de vida, você ainda pode perder sua habilitação, siga sempre o limite de velocidade indicado na pista, cuidado com pedestres, ciclistas e animais que possam cruzar as rodovias e evite acidentes, a cada duas horas, pare e desça do carro para dar aquela “esticadinha” e evite dirigir à noite.

Na hora de abastecer:

Evite ir à noite, observe, antes de entrar se há movimentação estranha, como funcionários parados e nervosos. Se desconfiar de algo, não entre.

Transporte de Crianças:

O embarque e o desembarque de crianças deverão ser feitos sempre pelo lado da calçada, nunca carregue crianças no colo ou leve-as no colo usando cinto. A criança pode ser esmagada em caso de acidente, bebês e crianças devem ser transportados em cadeirinhas, seguindo as orientações do fabricante da mesma,  a partir dos 10 anos e com mais de 36 kg, a criança já pode ser transportada no banco da frente e usar cinto do veículo sem suporte de segurança, o cinto deve passar pelo meio do ombro da criança e no quadril, caso contrário, ela corre o risco de ser sufocada em uma colisão, nunca coloque mais de uma criança em um único cinto, use travas bloqueando a abertura interna das portas traseiras.

Transporte de bagagem ou carga:

Não sobrecarregue seu veículo, bolsas, mochilas e pacotes devem ser transportados no porta-malas.

Cargas na parte externa da carroceria devem ser fixadas com segurança utilizando acessórios regulamentados e adequados, os volumes transportados não devem afetar o conforto e segurança dos ocupantes, certifique-se de que a visão do condutor não está bloqueada.

Parado no semáforo:

A faixa centrada da pasta é a mais segura, os assaltante costumam atacar pelas calçadas ou pelo canteiro central,  as primeiras fileiras são visadas para roubos de carro, as últimas para furtos de objetos, evite compras no semáforo, mesmo que o vendedor não seja ladrão, você se distrai, abre o vidro e se expõe, se suspeitar de algo, pare o veículo na lateral do carro à esquerda, não deixando espaço para abordagens.

No Estacionamento:

O carro não deve conter adesivos que identifiquem onde você mora, trabalha, estuda ou malha/faz ginástica, nunca fique dentro do carro estacionado.

Ao entrar no veículo, dê a partida e só então faça ajustes como nos equipamentos e acessórios, nunca se aproxime, caso surpreenda alguém mexendo no seu carro.

Segurança dentro e fora do circuito:

Observe o que acontece ao redor, tente manter sempre distância de um suspeito e observe as mãos dele (geralmente escondidas nos bolsos), ao ver um suspeito mude de calçada e observe o comportamento dele, se tiver que gritar, não use “socorro” porque faz as pessoas ao redor recuarem, pois fica claro que há perigo,  grite o nome de alguém, como “Carlos”. O suspeito achará isso incomum e pensará haver mais pessoas com você.

Não use celular ou algo que distraia a sua atenção, mantenha-se distante de carros estacionados, arbustos e área mal iluminadas, não pare para dar informações nem se aproxime de carros, indique um posto policial, se sentir que deve responder, faça isso em movimento, evite andar em ruas escuras para cortar caminho, procure transitar por locais movimentados e iluminados, só peça informações em postos policiais.

Cuidados com as crianças:

Se levar seus filhos com você, esteja atento para não os perder de vista, identifique-os com pulseiras ou crachás plastificados com seu nome e o seu telefone, se encontrar uma criança, perdida chame um policial,

No caixa eletrônico:

Nunca use caixas eletrônicos à noite, só use caixas em mercados, shoppings e outros locais com segurança e público.

Ao realizar compras:

Não compre latas de cerveja, refrigerantes ou outras bebidas que estejam danificadas, perfuradas, ou com o lacre violado, você não sabe o que podem ter colocado lá dentro, não utilize relógios, anéis, brincos, pulseiras ou correntes de ouro, deixe-os em casa, deixe talões de cheques e cartões de crédito em casa, leve apenas o dinheiro que pretende gastar, ou seja, nada de exageros, leve apenas um documento original com foto e sua carteira do plano médico caso possua. Não acompanhe pessoas estranhas a supostos locais de diversão, festa, baile, samba, churrasco, desfile ou outro evento que você nem imagina onde é e muito menos o que irá encontrar.


Recomendações:


Não utilize relógios, anéis, brincos, pulseiras ou correntes de ouro ou outros metais preciosos, deixe-o em casa, deixe talões de cheques e cartões de crédito em casa, leve apenas o dinheiro que pretende gastar, ou seja, nada de exageros, leve apenas um documento original com foto e sua carteira do plano médico caso possua, não acompanhe pessoas estranhas a supostos locais de diversão, festa, baile, samba, churrasco, desfile ou outro evento que você nem imagina onde é e muito menos o que irá encontrar.


Dicas para quem vai à praia:

Frequente praias vigiadas, respeite as instruções dos salva-vidas, evite tomar banho após refeições pesadas, espere algumas horas ou opte por ingerir alimentos leves e rápidos, exerça uma vigilância permanente sobre as crianças.. não hesite em pedir socorro em caso de perigo, nade paralelamente à costa, e não se afaste da mesm, evite nadar ou tomar banho sozinho, não nade contra a corrente, não entre na água de forma súbita, evite os choques de temperatura, evite tomar banho nas zonas freqüentadas por surfistas., Utilize um creme protetor solar sobre a pele, evite as horas de maior calor e exposição solar nos dias muito quentes.


Dicas de segurança para sua casa durante a viagem:

O período do Carnaval é o preferido dos assaltantes, por isso, proteja a sua casa durante a sua viagem. Antes de viajar, não deixe as luzes de casa acesas, achando que os bandidos pensarão que há gente em casa, eles são espertos e, se passarem lá durante o dia e virem as luzes acesas, logo chegarão à conclusão que, na verdade, não há ninguém em casa.
Por isso, troque algumas luzes por aparelhos de fotocélula que acionam essas luzes durante a noite e as apagam durante o dia, a instalação de câmeras também é essencial para garantir a segurança do seu lar, portanto, posicione-as em locais estratégicos como na entrada da garagem e da casa, somente os seus parentes e os seus vizinhos de confiança devem saber da sua viagem porque, se muitas pessoas souberem que você está fora, será mais fácil uma pessoa mal intencionada agir.

Seja um folião criativo e leve para o circuito uma ATITUDE CONSCIENTE!




“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.