Gestão de Segurança X Gerenciamento de Riscos

Em projetos existe uma série de incertezas quanto ao cronograma, ao custo e a qualidade do produto final. Como estas incertezas, que a partir daqui podemos nominar de riscos, podem ser gerenciadas? O gerenciamento de risco é o meio pelo qual estas incertezas são sistematicamente gerenciadas para garantir que os objetivos (prazo, custo e qualidade) do projeto sejam alcançados. É importante ressaltar que os objetivos do projeto não se limitam apenas a essas restrições, mas esta é uma outra discussão.

A ação sistemática de trabalhar nos riscos do projeto é o grande diferencial, pois o enfoque e a continuidade aumentam a capacidade de identificação, controle e redução dos riscos. Os princípios de gerenciamento do risco podem ser aplicados a todos os aspectos do negócio e a todos os ramos de atividade, não ficando limitados ao mundo dos projetos ou mesmo da área de engenharia ou tecnologia.

A gestão de risco já está inserida há muito tempo no mundo dos negócios em setores como seguros, energia atômica, petrolífera, entre outros. Estas empresas criaram ao longo do tempo uma cultura de gestão do risco e praticam esta cultura, pois entendem que este é fundamental para o seu negócio.

A importância do gerenciamento de risco agora é evidente no mundo todo. Uma gestão mais eficiente dos riscos, por exemplo, poderiam ter evitado grandes prejuízos a acionistas e investidores nestes tempos de crise financeira. Muitos gerentes de projetos já chegaram à conclusão que a gestão de risco é a ferramenta que lhe permite se sobressair perante outros.

Não diferente, é o gerenciamento dos riscos à saúde e segurança no local de trabalho, influenciando não só em prazo, custo e qualidade, como também perdas para o trabalhador (acidentes, doenças e fatalidades), prejuízo ao patrimônio e ao meio ambiente.

O risco é o potencial avaliado das conseqüências prejudiciais que podem resultar de um perigo, expressa em termos de Probabilidade e Severidade, tomando como referência a pior condição possível.

Em outras palavras, a gestão de riscos facilita o equilíbrio entre os riscos avaliados e a mitigação viável dos mesmos. A gestão de riscos é um componente integrante da gestão da segurança operacional que supõe um processo lógico de análise, particularmente na avaliação dos riscos.

Uma vez confirmada a presença de perigos para a segurança operacional, é necessário algum tipo de análise para avaliar o potencial de prejuízos ou danos. Tornando necessária a utilização de ferramentas de análise de riscos.

Análise de Riscos, em atividades industriais ou não, tem como objetivo minimizar o potencial de ocorrência de acidentes, utilizando técnicas de prevenção e/ou de proteção.

Com o desenvolvimento da era industrial pós-guerra e, principalmente, das indústrias químicas e petroquímicas, os potenciais de risco presentes em qualquer atividade industrial, sem dúvida nenhuma, aumentaram. Esses potenciais de risco aumentaram devido a natureza dos produtos químicos utilizados, bem como pela sofisticação dos processos operacionais empregados, como por exemplo: pressões e temperaturas elevadas, frio, altura, espaços confinados, eletricidade.

É de suma Importância para as atividades das empresas de todos os segmentos, grandes e pequenas é o gerenciamento de risco e a análise de risco de todas as suas atividades.

Roberval Villa Flor
Gestor de SMS.



“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.