Campanha da OIT pelo Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho está voltada para a Prevenção das Doenças Ocupacionais.


Em 2013 a campanha pelo dia mundial de segurança e saúde no trabalho da Organização Internacional do Trabalho – OIT esta concentrada na prevenção das doenças ocupacionais. O Programa sobre Segurança e Saúde no Trabalho e Meio Ambiente da OIT conclama aos governos, aos empregadores e aos trabalhadores e suas organizações para que colaborem no desenvolvimento e na implementação de políticas e estratégias nacionais destinadas a prevenir as doenças ocupacionais.

A mensagem da OIT para o dia 28 de abril se baseia no entendimento de que gera; em particular, no que diz respeito à perda de produtividade e a sobrecarga dos sistemas de seguridade social.

A prevenção é mais eficaz e menos custosa do que o tratamento e a reabilitação. Todos os países podem adotar medidas concretas para melhorar sua capacidade para a prevenção das doenças ocupacionais e relacionadas com o trabalho.

A ausência de uma prevenção adequada das doenças profissionais tem profundos efeitos negativos não somente sobre os trabalhadores e suas famílias, mas também na sociedade como um todo, devido ao enorme custo que segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho - OIT, de um total de 2,34 milhões de mortes decorrentes do trabalho a cada ano, somente 321.000 (14%) se devem a acidentes.

Os restantes 2,02 milhões (86%) são causadas por diversos tipos de doenças relacionadas ao trabalho. Segundo o documento da OIT, “é necessário um novo paradigma de prevenção centrado nas doenças ocupacionais e não somente nos acidentes de trabalho com lesões”.

Este paradigma deve considerar uma série de princípios:

As dificuldades que norteiam o problema não deve ser razão para que o ignoremos; O reconhecimento, a prevenção e o tratamento das doenças ocupacionais, assim como a melhora dos sistemas de registro e notificação, são prioritários; O fortalecimento dos programas nacionais de seguridade e de saúde é fundamental para a saúde tanto das pessoas como das sociedades em que vivem”.

A Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS está realizando seminários virtuais sobre o tema prevenção das doenças ocupacionais. O objetivo é conscientizar o público no geral sobre as políticas e estratégias para diagnosticar e prevenir essas doenças.

No dia 29 de maio haverá a transmissão do “lançamento da rede de conhecimento sobre doenças ocupacionais: um esforço regional para melhorar a prevenção e o diagnóstico das doenças ocupacionais”.

O primeiro seminário foi realizado no dia 8 de abril, sobre o tema “Higiene ocupacional: uma ciência necessária para a prevenção e diagnóstico das doenças ocupacionais”.

Esses seminários foram criados em função do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado pela Organização Internacional do Trabalho em 28 de abril. A data que relembra os trabalhadores que sofreram acidentes adoeceu ou morreram devido ao trabalho.

O tema escolhido pela OIT este ano foi a prevenção das doenças ocupacionais, que somam cerca de 2 milhões de casos fatais por ano.

Fundacentro.


“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.