É BOM SABER - ANEURISMA CEREBRAL - dds.



O aneurisma é uma dilatação anormal e frágil da parede de uma artéria do cérebro. (Popularmente falando é uma bolha de sangue).

COMO ELE SE DESENVOLVE?

Por razões ainda desconhecidas, um determinado ponto da parede arterial torna-se frágil. Com o passar do tempo e sob o efeito da pressão sanguínea a parede frágil começa a se dilatar formando o aneurisma que cresce lentamente. Sabe-se, hoje, que o fumo e a hipertensão arterial são fatores relacionados com o desenvolvimento e ruptura do aneurisma. Estatisticamente as mulheres são mais acometidas que os homens e a idade média de rompimento é entre 40 e 50 anos. O aneurisma não é congênito, isto é, não é uma doença de nascença.

QUAIS SÃO OS RISCOS?

O principal risco do aneurisma é a sua ruptura com consequente hemorragia na "capa" do cérebro (meninge) causando a hemorragia subaracnóidea. Quando o aneurisma rompe dentro da massa cerebral causa o hematoma.

Estas situações são, popularmente, conhecidas como "Derrame cerebral". Estima-se que 30% das pessoas que apresentam ruptura do aneurisma morrem sem ter tempo de atendimento médico. Daqueles que conseguem sobreviver ao sangramento inicial (derrame), a metade não sobrevive ou fica com sequelas. Apenas 30% a 40% dos pacientes conseguem ter vida normal após ruptura do aneurisma se forem tratados corretamente.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Habitualmente os aneurismas pequenos (até 15 mm) são silenciosos e só apresentam sintomas quando rompem. À medida que vão crescendo, e dependendo da localização, podem comprimir estruturas dentro do cérebro apresentando manifestações variadas tais como: queda da pálpebra, visão dupla, dor de cabeça, dor ocular ou na face. O maior risco é quando acontece a ruptura e, frequentemente, são os pequenos que rompem. ATENÇÃO: quando o aneurisma rompe opaciente sente uma dor de cabeça muito intensa, súbita ou um estalo dentro da cabeça. Geralmente tem um desmaio transitório e apresenta vômitos. A pressão arterial sobe muito. A dor de cabeça e os vômitos persistem. O paciente deve procurar atendimento médico imediatamente.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico de certeza é feito pela Arteriografia Cerebral. Exame que analisa com precisão as artérias do cérebro. A Tomografia Computadorizada é o exame mais indicado para pesquisar se houve ou não sangramento. A Ressonância Magnética pode mostrar aneurismas maiores que 5 mm.

PORQUE DEVE SER TRATADO?

O aneurisma pequeno e que ainda não rompeu, Descoberto por acaso, deve ser tratado para prevenir sua ruptura, cujas consequências podem ser desastrosas. Já o que se rompeu deve ser tratado imediatamente após a sua descoberta, pois, tem alto índice de nova ruptura nas primeiras 48 horas. A segunda ruptura é quase sempre fatal.



“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.