Problema decorrente - Sabendo Antes.

U m problema recorrente em muitas empresas é o de conseguir que a Segurança do Trabalho seja comunicada, em tempo hábil, quanto à aquisição de uma nova máquina, alteração de mudança de layout, etc.

O ideal é que haja um procedimento para formalizar esta comunicação. Mas é claro, não precisamos nos iludir, não significa que será seguido.

Ok, mas de que forma o SESMT irá ajudar caso seja comunicado em tempo hábil? Como nosso foco principal não é a produtividade da máquina, teremos um olhar diferente durante sua aquisição.

Por exemplo, iremos verificar se a máquina não é muito ruidosa, se não irá interferir na rota de fuga ou na obstrução de extintores, se será utilizado algum novo produto químico neste processo e se já possuímos a FISPQ, se o trabalhador não ficará exposto a situações perigosas ou se este não é capaz de burlar o sistema de segurança, se a sinalização da máquina e o seu manual estão em português, se a máquina possui botão de emergência, se há a necessidade da utilização de algum EPI na operação da máquina, etc. Ou seja, para que os demais setores passem a nos comunicar sobre suas ações, precisamos provar que estaremos agregando valor às atividades da empresa e não apenas preenchendo um relatório que irá servir como registro de uma inspeção.

O Segurito.


COMENTÁRIO PERTINENTE DO ADMINISTRADOR DESSE BLOG.


O assunto acima é pertinente e muito mais sério e complexo do que se possa imaginar, exige do técnico em segurança  experiencia em processos, análise e percepção de risco aguçada, de procedimentos e normas técnicas, assim como   leitura de plantas técnicas.

Como um dos administradores do Sistema Integrado de Gestão de Mudanças - SIGM da empresa a qual exerço minhas atividades profissionais, tomo a liberdade de comentar a titulo de esclarecimento aos demais colegas.

O principal objetivo do SIGM é exatamente estabelecer diretrizes, responsabilidades e metodologia para o gerenciamento de mudanças de modo a assegurar que os riscos potenciais de segurança, meio ambiente e saúde associada a uma mudança sejam identificados e controlados, é uma sistemática de procedimentos e práticas para identificar, registrar, analisar, avaliar, aprovar, implementar, comunicar e controlar mudanças, visando a eliminação ou redução de riscos decorrentes de sua implantação.

Todos os projetos são analisados por equipe multidisciplinar com a participação direta da Segurança do trabalho sobre o ponto de vista de SMS, os aspectos relacionados aos impactos de atividades críticas ou mesmo de uma nova tecnologia, mudança de instalação e de pessoas que possam afetar a empresa, empregados e a sociedade.

Para que possamos ter uma real visão do que seja mudança, vejam alguns exemplos:

Mudança de tecnologia: caracteriza-se pelas mudanças nos projetos dos equipamentos, sistemas ou parâmetros de funcionamento dos mesmos ou de um processo produtivo. Tais mudanças, potencialmente, invalidam avaliações de riscos anteriores, pois podem alterar qualitativas e/ou quantitativamente os perigos e riscos. Portanto, devem ser realizadas novas avaliações de risco.

São subdivididas em:

Mudança de matéria-prima/substância processada: alteração da especificação de propriedades físicas, químicas, de composição, de embalagens, de qualquer das substâncias usadas no processo, sejam elas: Matéria-prima, produtos intermediários, produtos finais, produtos secundários e os rejeitos intermediários e finais.

Mudança de dados básicos de processo: alteração da condição padrão de operação devido ao balanço de material e/ou energia diferente da condição padrão de operação.

Mudança em "software": substituição de programas, software e elementos que compõem um sistema lógico de instrumentação, comando computacional e que determinem alterações na lógica de funcionamento (sentido de fluxo, alimentação de dados, operação de máquinas, linguagem de programação ou acessórios).

Mudança das especificações de equipamentos: mudanças no projeto do equipamento, tais como: dados de engenharia/processo, desenhos de projeto, cálculos de dimensionamento de equipamentos, códigos e normas de engenharia.

Mudança de Pessoas: admissão, demissão, transferência, substituição temporária ou permanente; alteração do local do posto de trabalho que impacte a acessibilidade ou que possa caracterizar alteração no risco, alteração de contingente; promoção com mudança de função; retorno às atividades após afastamento por um período superior a trinta dias, que possa caracterizar alteração no risco, ou no modo de operação, ou na forma de intervenção no processo, inclusive em emergências.

A aplicação do processo de gestão de mudança de pessoas em atividade administrativas executadas em prédios administrativos é opcional, exceto nos casos que envolvam questões como:

Necessidade de adequação para acessibilidade (Pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida);

Alteração da exposição aos riscos ambientais em função de atividade ou ambientes; ou mudança de quantitativo que altere o nível de conhecimento e experiência relacionados às atividades críticas (ex. gerente de contrato) e atividades relacionadas à SMS (ex.: monitor de andar e brigadista).

Mudança de instalação: caracteriza-se pela alteração ou inclusão de itens em um equipamento ou instalação, sem modificação da tecnologia. Pode ser subdividida em:

Mudança de equipamento: substituição de um equipamento em operação por outro de características diferentes sem alterar os parâmetros de processo.

Mudança de layout ou arranjo físico: alterações físicas de equipamentos, ou arranjo das instalações, consequente alteração em classificação de áreas, cenários de risco, estratégias de fuga e resgate.

Novas Instalações: alteração de projetos aprovados, construções e montagens de novas instalações e ampliações.

Descomissionamentos: instalações retiradas de operação (parcial ou total, temporária ou definitiva), com desmontagem ou não dessas instalações.

Creio eu ter esclarecido aos colegas os verdadeiros objetivos da Gestão de Mudanças nas atividades desenvolvidas na empresa.

Marcio Santiago Vaitsman



“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.