RISCOS NA OPERAÇÃO DE MOTOSSERRA - DDS PARA ÁREA RURAL.

O motosserra, ao lado da desfibradora de sisal e do trator agrícola, é uma das máquinas utilizadas na zona rural das mais perigosas.

Entretanto, são inegáveis os benefícios que ela representa devido ao seu alto rendimento operacional. Isso ficou demonstrado na construção da rodovia e colonização da Transamazônica, ou quando uma Concessionária de Energia tem de correr contra o tempo para desmatar a área a ser tomada pelo reservatório de uma hidrelétrica.

Os riscos na operação de uma motosserra estão associados, principalmente a: Ferimentos com a lâmina; Ruídos e vibrações; Corte e queda da árvore; Lesões por esforços repetitivos.

A máquina é tão perigosa que mereceu um anexo na norma NR-12 - máquinas e equipamentos do Ministério do Trabalho.

A máquina em si, por Norma, deverá possuir os seguintes dispositivos de segurança: Freio manual de corrente; Pino pega corrente; Protetor de mão direita; Protetor de mão esquerda e Trava de segurança do acelerador.

Ainda segundo as Normas, todas as motosserras só deverão ser comercializadas com o relativo MANUAL DE INSTRUÇÕES, contendo informações relativas à segurança e à saúde do operador, especialmente: Riscos de segurança e saúde ocupacional; Especificações de ruído e vibração; Penalidades e advertências.

Há que ser oferecido, também, um treinamento obrigatório para os Operadores de Motosserras, com carga horária mínima de 08 (oito) horas, com conteúdo programático relativo à utilização segura da motosserra, constante do Manual de Instruções.

Todos os modelos de motosserras deverão conter em local bem visível, a seguinte advertência: O uso inadequado da motosserra pode provocar acidentes graves e danos à saúde.

Nos trabalhos com motosserra, torna-se necessário e obrigatório o uso de vários dos Equipamentos de Proteção Individuais, tais como:

Capacete; Protetor de ouvidos do tipo concha; Óculos de proteção, de preferência com viseira; Luvas de couro; Macacão e botas.




“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.



"Companheiros, sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."



Comentários

  1. Muito bom esse canal de comunicação, obrigado esse DDS vai me ajudar bastante.
    Deus abençoe todos colaboradores que passarem por aqui.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.